
A Chapecoense vive mais uma decisão neste sábado (15). No estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, no Sul do Rio de Janeiro, o Verdão do Oeste enfrenta o ‘Voltaço’ pela 37ª (e penúltima) rodada da Série B do Campeonato Brasileiro 2025. A partida começa às 16h30, com transmissão pelas rádios do Grupo Condá de Comunicação. Em jogo para a Chape está a disputa pelo acesso à Série A: o time catarinense depende apenas de si para voltar à elite nacional.
No histórico do confronto, a Chapecoense venceu a única partida entre os clube. No primeiro turno, no dia 23 de julho de 2025, o Verdão do Oeste venceu o Volta Redonda por 4 a 2. Neto Pessoa, duas vezes, Mailton e Rafael Carvalheira marcaram os gols do time catarinense. André Luiz e Matheus Lucas fizeram os gols do Volta Redonda.
Série B
A 37ª e penúltima rodada da Série B do Brasileirão, que pode definir o campeão da temporada, começou na última sexta-feira (14), com apenas uma partida. O duelo entre Paysandu 2 x 2 Amazonas abriu a rodada.
Neste sábado, as cinco partidas vão ter início às 16h30. No Couto Pereira, o líder Coritiba, se vencer o Athletic, será o campeão da Série B com uma rodada de antecedência. Na Ressacada, o Remo tenta os três pontos contra o Avaí para continuar com boas chances de acesso. A mesma situação se encaixa para a Chapecoense, que enfrenta o Volta Redonda no Raulino de Oliveira. O Remo está em terceiro e a equipe de Chapecó, em quarto.
Ainda no sábado, o Atlético-GO recebe o Operário no Antônio Accioly e o CRB, o Vila Nova, no Rei Pelé. Desses quatro, o CRB tem chances residuais de alcançar o G-4 e o Operário ainda não está totalmente garantido na Série B de 2026.
No domingo, as quatro partidas que finalizam a rodada também começam às 16h30. O vice-líder Athletico-PR joga com a Ferroviária, em Araraquara, num confronto de extremos. O Furacão quer assegurar o acesso, enquanto o time paulista tem de somar pontos na luta contra o rebaixamento.
Outro jogo que promete emoção é Goiás x Novorizontino, no Hailé Pinheiro (Serrinha), com as duas equipes ainda na briga pelo acesso. O Criciúma, em quinto, vai ter pela frente o Botafogo-SP, também disposto a se livrar do descenso. A partida deve lotar o Heriberto Hülse e o Criciúma, se ganhar, pode até terminar a rodada em segundo lugar. No Independência, América-MG x Cuiabá cumprem tabela.
Volta Redonda
Recém-promovido à Série B, o Volta Redonda não resistiu à disputa e, ao lado do Paysandu e Amazonas, é um dos times já rebaixados para a Série C do Campeonato Brasileiro. Com 34 pontos em 36 jogos, o Voltaço ocupa a 19ª colocação. Visando ao planejamento para a próxima temporada, o clube carioca informou na última quinta-feira (13), que o técnico Rogério Corrêa não seguirá no comando da equipe profissional. Conforme o comunicado, a equipe será comandada, de maneira interina, por Neto Colucci — atual técnico da categoria Sub-20 —, que terá Alex Oliveira como seu auxiliar, nas próximas duas rodadas do torneio.
Para o jogo contra a Chape, o técnico Neto Colucci deve escalar um time bem alternativo, com jovens da base entre os titulares. Alguns nomes que tiveram pouco espaço no time podem jogar contra o Verdão: como o goleiro Avelino e os atacantes Kerlinho, João Bom e Kauã Ubá.
Provável time: Avelino, Wellington Silva, Igor Moraes, Gabriel Pinheiro, Juninho Monteiro; Adsson, Henrique Silva, Raí; Léo Ceará,João Pedro, Ygor Catatau. Técnico: Neto Colucci.

Chapecoense
Dentro do G-4, a Chapecoense possui grandes chances de acesso à elite nacional. Mesmo com a derrota em casa na última rodada para o América-MG, o Verdão do Oeste permaneceu na quarta colocação e depende apenas de si para garantir a vaga na Série A. Atualmente, a Chape soma 58 pontos — mesma pontuação de Criciúma (quinto colocado) e Goiás (sexto colocado) —, mas tem uma vitória a mais que ambos, primeiro critério de desempate. Caso vença o Volta Redonda neste sábado e supere o Atlético-GO na última rodada, o time chapecoense conquista o acesso à elite.
Para o jogo contra o Volta Redonda, o técnico Gilmar Dal Pozzo, não contará com o atacante Neto Pessoa, que recebeu o terceiro cartão amarelo e terá de cumprir suspensão. Perotti será o substituto no comando de ataque do Verdão. No meio-campo, na ausência de Giovanni Augusto, Márcio Júnior deve permanecer entre os titulares da Chapecoense. No sistema defensivo, sem o zagueiro João Paulo, Bruno Leonardo seguirá no trio que iniciará a partida.
Provável time: Rafael Santos; Everton, Victor Caetano, Bruno Leonardo, Eduardo Doma e Walter Clar; Jiménez, Rafael Carvalheira e Márcio Júnior; Marcinho e Perotti. Técnico: Gilmar Dal Pozzo.








