
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta para a ocorrência de temporais acompanhados de raios, rajadas de vento, chuva intensa e possibilidade de queda de granizo entre domingo (16) e segunda-feira (17). Os fenômenos serão provocados pela aproximação e avanço de uma frente fria, vinculada a um ciclone posicionado sobre o Oceano Atlântico, entre o Uruguai e o centro da Argentina.
Apesar da influência do ciclone, o órgão destaca que as condições previstas são diferentes do evento severo registrado na última sexta-feira (7), quando a formação do sistema ocorreu sobre a Região Sul do Brasil. Naquele episódio, três ciclones atingiram o Paraná e o Rio Grande do Sul, resultando na morte de sete pessoas.
Para este fim de semana, a Defesa Civil aponta risco moderado a alto para destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de árvores e galhos, além de alagamentos e enxurradas pontuais. Os temporais devem começar na tarde de domingo (16) no Grande Oeste e nos planaltos, impulsionados pelo calor e pela umidade antes da chegada da frente fria.
Entre o fim da tarde e a noite, a aproximação do sistema deve intensificar as tempestades no oeste e no sul catarinense, especialmente na divisa com o Rio Grande do Sul. Da noite de domingo até a madrugada de segunda-feira (17), o mau tempo deve avançar para as demais regiões do estado.
A Defesa Civil reforça orientações de segurança: buscar abrigo longe de janelas durante tempestades, evitar transitar próximo a árvores, placas e postes em caso de ventos fortes e jamais atravessar ruas alagadas ou pontes submersas.






