terça-feira, novembro 11, 2025
InícioPolítica e CotidianoComo a América Latina pensa a crise na Venezuela - Parte 1

Como a América Latina pensa a crise na Venezuela – Parte 1

Confira a coluna do jornalista André de Lazzari

Foto: Grupo Condá de Comunicação

Entre 22 e 28 de outubro, o instituto de pesquisa AtlasIntel, em parceria com a Bloomberg, realizou uma pesquisa internacional inédita, que colheu a opinião de milhares de pessoas sobre a crise na Venezuela. Foram entrevistados, além de 2.777 venezuelanos, outros 3.980 latinos, moradores do Brasil, do México, do Peru, da Bolívia, do Chile, da Colômbia, do Equador, dos Estados Unidos, do Canadá, da Argentina, do Paraguai, do Uruguai e de países do Caribe e da América Central.

Sobre as perspectivas sobre a situação na Venezuela, 40,9% dos entrevistados estão muito preocupados com a atual situação política e social afetando a Venezuela. 33,6% estão razoavelmente preocupados, 13,4% estão pouco preocupados e 9,2% não estão preocupados.

Sobre os aspectos da crise que afeta a Venezuela que mais preocupam os latinos, a principal é a fraude ocorrida nas eleições do ano passado no país. 65% dos entrevistados afirmou estar muito preocupado com este assunto. A fome e a pobreza preocupam muito 64% dos latinos. A migração é motivo de grande preocupação para 63% dos entrevistados. A violação de direitos humanos preocupa muito 62% dos entrevistados. A repressão e o encerramento de oponentes políticos é motivo de muita preocupação para 60% dos latinos.

- Continua após o anúncio -

Para 67,4% dos entrevistados, o principal responsável pela crise humanitária que está ocorrendo na Venezuela, e que resultou na migração de mais de oito milhões de pessoas, aproximadamente um quarto da população do país, é o regime autoritário de Nicolás Maduro. 19,9% dos entrevistados colocam a culpa nas políticas dos Estados Unidos contra a Venezuela, 4,2% colocam a culpa na oposição à Maduro no país, e 2,1% culpam outras pessoas.

Para 73,2% dos latinos, a Venezuela é uma ditadura. Apenas 16,4% dos latinos consideram o país democrático. Se levarmos em conta apenas a opinião brasileira dentro da pesquisa, a opinião ditatorial sobe para 82%, sendo o país que mais teve consenso sobre esta tese. Levando em conta apenas a opinião dos venezuelanos, 63% dos entrevistados afirma que seu país vive uma ditadura. Entre moradores da Venezuela, essa opinião desce para 54,4%; enquanto que para a diáspora, a tese de ditadura é defendida por 82,8%.

Para 72,3% dos latinos, a eleição do ano passado na Venezuela foi roubada. Apenas 15,2% dos entrevistados acreditam que o pleito foi livre e justo. Se levarmos em conta apenas a opinião brasileira dentro da pesquisa, a opinião de roubo sobe para 80%. Levando em conta apenas a opinião dos venezuelanos, 64,9% dos entrevistados afirma que seu país viveu uma fraude. Entre moradores da Venezuela, essa opinião desce para 55,6%; enquanto que para a diáspora, a tese de ditadura é defendida por 86,7%.

Recadinhos

  • Amanhã (12), vamos continuar a abordar a pesquisa da AtlasIntel/Bloomberg sobre a crise na Venezuela, a partir das questões que envolvem a relação entre o Estado venezuelano e o narcotráfico.
  • Depende de onde você está sintonizando. Mesmo com o avanço dos streamings e das redes sociais, o rádio continua sendo o meio com maior alcance diário no Brasil, conforme a newsletter The News.
  • Os números não mentem: Segundo um relatório da Kantar, 79% dos brasileiros ainda ouvem rádio, passando, em média, 3h47 por dia com o som ligado.
  • Isso não significa que a tecnologia não se adaptou com seus mais de 100 anos de história. Hoje, a tendência de rádio web fez o formato se espalhar entre YouTube, plataformas de streaming de áudio e smart speakers, as Alexas da vida.
Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp