
O vereador Cleber Fossá (MDB) teve aprovadas três moções, pela Câmara Municipal de Chapecó, voltadas a melhorias no trânsito. Uma delas pede aquisição e instalação de lombadas e lombofaixas modulares, possibilitando a instalação rápida e em pontos estratégicos da cidade. Já a outra solicita a implantação da conversão à direita livre em cruzamentos com semáforos e onde for tecnicamente viável; enquanto a terceira cobra a padronização do posicionamento de semáforos nas vias urbanas.
Quanto ao primeiro pedido, Fossá disse que dados estatísticos nacionais apontam que grande parte dos acidentes de trânsito, em área urbana, envolve pedestres, ciclistas e motociclistas, sendo que as lombofaixas, por unirem a função de travessia de pedestres com a de redutor de velocidade, podem aumentar a visibilidade e a prioridade do pedestre. “A adoção de medidas de moderação de tráfego, como lombofaixas, constitui prática reconhecida para redução da velocidade de veículos”, afirmou.
Para o parlamentar, os locais de maior fluxo de pedestres – a exemplo de educandários, unidades de saúde, farmácias, laboratórios, clínicas e estabelecimentos de grande circulação – apresentam maior risco de acidentes, exigindo intervenção imediata e eficaz por parte do Poder Público. “Diminuição da velocidade média dos veículos está diretamente relacionada à redução da gravidade de acidentes e ao aumento das chances de sobrevivência das vítimas em caso de atropelamento”, ressaltou Fossá.
Implantação de conversão à direita livre
No segundo pedido, Fossá afirma que a conversão à direita livre é uma prática adotada em diversos municípios do Brasil e do mundo como medida de engenharia de tráfego para aumentar a fluidez nos cruzamentos com semáforos, desde que garantida a segurança de pedestres e de demais veículos. “A conversão à direita livre pode reduzir as filas, diminuir o tempo de espera em semáforos e contribuir para com a diminuição da emissão de gases poluentes, e entre outros benefícios gerais”, disse Fossá.
Sendo assim, a solicitação do vereador Fossá é para que a Prefeitura de Chapecó designe, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública, a realização dos estudos técnicos visando à implantação de conversão à direita livre nos cruzamentos com semáforos da cidade onde haja viabilidade técnica e segurança, observando a devida sinalização vertical e horizontal, conforme as normas previstas no Código de Trânsito Brasileiro e pelas regulamentações do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Padronização do posicionamento dos semáforos
Sobre o seu último pedido, Fossá explica que em diversas intersecções do município de Chapecó, os semáforos estão posicionados no lado próximo da via, dificultando a visualização do sinal por parte dos condutores que já se encontram parados na linha de retenção – situação que pode gerar dúvidas, atrasos na fluidez do trânsito e, principalmente, risco de acidentes. “Sinalização semafórica eficaz é essencial para garantir a fluidez do tráfego e a segurança de motoristas, ciclistas e pedestres”, disse.
O vereador recorda que o modelo mais adequado e amplamente adotado em municípios de médio e de grande porte no Brasil e no exterior é o de posicionar os semáforos no lado oposto da via, após a faixa de pedestres e garantindo melhor visibilidade da sinalização, mesmo para os condutores que já avançaram até o ponto de parada. “Este posicionamento favorece ainda os pedestres, trazendo maior segurança para a travessia de vias, em especial em cruzamentos com grande fluxo”, finalizou Fossá.






