terça-feira, novembro 4, 2025
InícioChapecóCom previsão de La Niña, Chapecó planeja ações preventivas para garantir abastecimento...

Com previsão de La Niña, Chapecó planeja ações preventivas para garantir abastecimento de água

Prefeitura articula medidas com secretarias e Defesa Civil diante da expectativa de estiagem entre dezembro e fevereiro

Foto: Divulgação/Prefeitura de Chapecó

Com a previsão de estiagem durante o verão em razão da ocorrência do fenômeno La Niña — caracterizado pelo resfriamento das águas do Oceano Pacífico —, a Prefeitura de Chapecó iniciou o planejamento de ações preventivas para garantir o abastecimento de água no município.

Na tarde desta segunda-feira (3), um encontro reuniu secretários municipais e a Defesa Civil, na sala de reuniões da Prefeitura, para definir estratégias de enfrentamento ao período seco. De acordo com o diretor da Defesa Civil, Walter Parizotto, a previsão é de pouca chuva entre o fim de dezembro e o início de fevereiro, o que exige planejamento antecipado.

“Ficou definido que as secretarias farão um levantamento das demandas. Entre as ações possíveis estão a ampliação de reservatórios e o transporte de água. Também vamos dialogar com as agroindústrias para adotar medidas conjuntas”,

destacou Parizotto.

O secretário de Serviços Urbanos e Zeladoria, Nelson Krombaurer, lembrou que o município dispõe de kits de transporte de água utilizados em estiagens anteriores, que podem ser adaptados em caminhões. Já o superintendente do distrito de Marechal Bormann, Izaías Almeida, ressaltou a necessidade de soluções específicas para áreas íngremes e informou que promoverá reuniões com produtores rurais para avaliar as condições de cisternas e reservatórios.

- Continua após o anúncio -

O secretário de Governo, Adair Niederle, sugeriu a criação de um Grupo de Trabalho coordenado pela Defesa Civil para encaminhar as demandas levantadas.

Já o secretário de Agricultura e Pesca, Mauro Zandavalli, destacou que a administração municipal vem atuando de forma contínua na prevenção à estiagem, com a perfuração de mais de cem poços nos últimos cinco anos, beneficiando cerca de 1,2 mil famílias. Segundo ele, foram solucionados problemas em comunidades como Linha Serrinha, Campinas e Bom Retiro, mas ainda há regiões com situações crônicas, como Baronesa da Limeira, São Roque e Linha Marcon.

“Em parceria com a Casan, estamos encaminhando o atendimento para a Baronesa da Limeira, e na Linha Marcon o poço existente está sendo aprofundado”,

explicou Zandavalli.

Também participou da reunião o secretário de Obras e Infraestrutura Urbana, Luiz Paulo Carraro. O grupo deve apresentar nas próximas semanas um plano de ações integradas para minimizar os impactos da estiagem e garantir o abastecimento de água em todo o município.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp