Foto: Divulgação/Prefeitura de ChapecóFoto: Divulgação/Prefeitura de Chapecó
A Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Saúde, realiza nesta terça-feira (4) e no dia 18 de novembro uma série de ações alusivas ao Novembro Azul, com atendimento estendido nas Unidades de Saúde, das 18h às 22h. As atividades têm como objetivo estimular a prevenção, o diagnóstico precoce e ampliar o acesso dos homens aos serviços de saúde.
Durante as ações, serão oferecidos atendimentos médicos, odontológicos e de enfermagem, além de educação em saúde, teleatendimento, dispensação de medicamentos, testes rápidos e vacinação.
Segundo o secretário de Saúde, João Lenz, a campanha busca incentivar a população masculina a cuidar mais da própria saúde.
“Convocamos os homens para que procurem as unidades de saúde. A cura do câncer tem muito mais chance de ocorrer quando identificado precocemente”,
destacou.
- Continua após o anúncio -
O Novembro Azul é um movimento mundial dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata e à promoção da saúde integral do homem. A campanha aborda também temas como saúde mental, prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), controle de doenças crônicas — especialmente diabetes e hipertensão — e incentivo a hábitos de vida saudáveis.
O Brasil é o único país da América Latina com uma política específica voltada à saúde do homem, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH). Dados do Vigitel 2020 apontam que o risco de morte por doenças crônicas não transmissíveis é de 40% a 50% maior entre os homens, especialmente devido a fatores como consumo excessivo de álcool, má alimentação, sedentarismo e hipertensão.
Além dos atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde, a programação inclui:
6 de novembro, às 18h30, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes: palestras com o médico urologista Lucas Alcir da Silva, o médico pós-graduado em psiquiatria Kleber Ribeiro e o educador físico Thiego Socoloski, abordando temas como saúde masculina, saúde mental e qualidade de vida.
14 de novembro, na Praça Central, o ônibus Saúde em Movimento, em parceria com a Associação dos Diabéticos e Hipertensos de Chapecó (ADHI), oferecerá ações de promoção à saúde e orientações ao público.
Com a iniciativa, Chapecó reforça o compromisso com a prevenção e o cuidado integral da população masculina, incentivando os homens a adotarem uma postura mais ativa em relação à própria saúde.