sábado, outubro 25, 2025
InícioSanta CatarinaCom apenas 14 anos, estudante do Oeste de SC vence na OBMEP...

Com apenas 14 anos, estudante do Oeste de SC vence na OBMEP e conquista bolsa de estudos

Aluno do 8º ano da Escola Santa Terezinha, foi medalhista de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e agora se prepara para novo desafio neste final de semana

Foto: Tamara Finardi/ WH Comunicações/ Líder

Mais de 900 mil alunos de todo o Brasil participam neste sábado (25) da segunda fase da 20ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Em Maravilha, no Oeste catarinense, o estudante Braian Rodrigues Pereira, de 14 anos, representa a Escola de Educação Básica Santa Terezinha com orgulho e expectativa. O jovem já coleciona conquistas expressivas: em 2024, recebeu duas medalhas de bronze, uma regional e outra nacional, e participou de uma cerimônia de premiação em Chapecó. Com informações do portal WH3.

A trajetória de Braian vai além dos pódios. O estudante foi selecionado para o Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC-OBMEP), que oferece bolsas de estudo para alunos premiados. Por meio do programa, ele participou de aulas presenciais no polo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em Chapecó, aprofundando seus conhecimentos em matemática.

“Desde a primeira vez que fiz a prova, acreditei no meu potencial. Irei fazer a prova com a mesma mentalidade das outras vezes: buscar novas medalhas”, afirma o estudante, confiante para o desafio deste final de semana.

- Continua após o anúncio -

Além do desempenho acadêmico, Braian cultiva grandes sonhos: deseja seguir carreira na astrofísica. Segundo a professora de matemática Tatiana Sprandel Michels, o entusiasmo do aluno contagia toda a comunidade escolar. “Ver ele falando com tanta empolgação sobre a matemática é inspirador. Ele sempre chega com novos questionamentos e temas”, comenta orgulhosa.

O diretor da escola, Adélcio Oliveira, destaca que o sucesso é fruto de um esforço coletivo. “Essas conquistas são resultado da dedicação do aluno, do apoio da família e do trabalho conjunto da escola e comunidade”, enfatiza.

Além dos estudos, Braian dedica tempo à leitura, ao xadrez e até à escrita de um romance. Ele reconhece que manter a bolsa exige esforço, mas vê nisso uma oportunidade de transformar o futuro.

“É gratificante ver o quanto o conhecimento abre portas”, diz. Com disciplina e curiosidade, o jovem de Maravilha segue provando que a educação é o melhor caminho para grandes conquistas.

Foto: Tamara Finardi/ WH Comunicações/ Líder
Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp