quarta-feira, outubro 22, 2025
InícioSanta CatarinaMinistério da Gestão garante segurança jurídica para todos os operadores portuários na...

Ministério da Gestão garante segurança jurídica para todos os operadores portuários na criação da Docas de Santa Catarina


O superintendente do Porto de Itajaí, João Paulo Tavares Bastos, participou nesta segunda-feira (20), em Brasília, de uma importante reunião no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, que tratou da segurança jurídica para todos os operadores (servidores, importadores, exportadores, armadores, Marinha do Brasil) do Porto de Itajaí e dos próximos passos para a criação da empresa pública federal Docas de Santa Catarina, que fará a gestão do Porto.

O encontro contou com a presença da ministra Esther Dweck, do superintendente do Porto de Itajaí, João Paulo Tavares Bastos, do presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, do chefe de gabinete Artur Antunes Pereira, e do assessor executivo Rafael Canela.

Durante a reunião, foram discutidos temas centrais como autonomia administrativa, regras de compliance, e garantias jurídicas aos servidores que atuam na transição do Porto de Itajaí para o novo modelo de gestão federal. O diálogo reforça o compromisso do Governo Federal em assegurar estabilidade e transparência no processo de estruturação da nova estatal em Santa Catarina.

- Continua após o anúncio -

“Essa reunião foi decisiva para garantir segurança e tranquilidade aos servidores do Porto. O Ministério da Gestão tem sido um parceiro fundamental nesse processo, dando sustentação técnica e legal para que o Porto de Itajaí continue crescendo com autonomia e responsabilidade”, destacou João Paulo Tavares Bastos, superintendente do Porto de Itajaí.

O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, que também participou da agenda, destacou o avanço do projeto:

“Estamos cumprindo uma etapa fundamental para a criação da Docas de Santa Catarina. Esse é um movimento que vai garantir mais investimentos, governança e oportunidades para o futuro do Porto de Itajaí e de toda a economia catarinense.”

Décio Lima

A reunião marca mais um avanço na consolidação do projeto executivo da Docas de Santa Catarina, que está sendo conduzido em conjunto pelo Ministério dos Portos e Aeroportos e pelo Ministério da Gestão, com apoio técnico da Infra S.A. e participação direta da equipe do Porto de Itajaí.

Porto de Itajaí está ligado administrativamente a Codeba

O Porto de Itajaí inicia uma nova fase de autonomia e expansão com o anúncio da transição administrativa da Autoridade Portuária de Santos (APS) para a Companhia Docas da Bahia (Codeba), que assumirá a gestão temporária até a criação da empresa pública federal Docas de Santa Catarina. Em visita à cidade, o secretário nacional de Portos, Alex Ávila, reafirmou João Paulo Tavares Bastos como superintendente e destacou o compromisso do Governo Federal com a independência e o fortalecimento do porto, no dia (17/10).

Entre as medidas anunciadas estão o avanço na concessão do canal de acesso — já em análise no TCU — e o arrendamento definitivo do terminal de contêineres. Segundo Ávila, a criação da nova empresa – Docas de Santa Catarina – garantirá mais investimentos, eficiência e geração de empregos, consolidando Itajaí como referência no sistema portuário brasileiro.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp