
Uma mulher monitorada por tornozeleira eletrônica foi identificada e abordada neste domingo (19), último dia da Efapi 2025, no Parque de Exposições Dr. Valmor Ernesto Lunardi, em Chapecó. Segundo informações da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejuri), ela estava no local fora do horário permitido por sua restrição judicial, que incluía o período noturno e os finais de semana.
A presença da mulher foi detectada pelo sistema de vigilância eletrônica, e as equipes da Polícia Penal agiram rapidamente, localizando e abordando a apenada dentro do parque. Após ser conduzida até a base de apoio da Polícia Penal, ela recebeu orientações e teve os procedimentos de praxe realizados. Em seguida, foi acompanhada até a saída do local.
De acordo com o coordenador das forças de segurança da Efapi 2025, Márcio Bueno, essa não foi a única ocorrência envolvendo pessoas monitoradas durante o evento. Na sexta-feira, uma mulher também monitorada foi apreendida ao tentar assistir ao show do cantor Thiaguinho. A Polícia Penal mantém um centro de monitoramento em tempo real e um cercamento eletrônico em toda a área da feira — destacou Bueno.
Ainda segundo ele, na manhã deste domingo, outra mulher que deveria estar recolhida foi localizada pelo Núcleo de Busca e Recaptura (Recap) da Polícia Penal, reforçando a atuação integrada das forças de segurança na fiscalização durante a feira.
A Efapi 2025 contou com um robusto esquema de segurança, envolvendo diversas forças policiais e tecnologias de monitoramento, garantindo o controle e a segurança dos visitantes durante os dez dias de evento.