
Com a abertura dos portões e o grande público circulando pelo Parque Dr. Valmor Lunardi, a Efapi do Brasil reforçou as medidas de segurança, com atenção especial às crianças.
Todo o parque é monitorado pelos agentes das forças de segurança. O policiamento opera por meio de rondas constantes, câmeras de monitoramento, bases fixas distribuídas pelo local e equipes estratégicas em pontos sensíveis.
Ao entrarem no parque, todas as crianças recebem pulseiras de identificação, onde os pais devem registrar nome e telefone — elemento essencial para agilizar a localização em caso de desencontro.
Segurança aos pequenos
Para o Secretário de Segurança Pública e coordenador de Segurança, Trânsito, Transporte e Estacionamento da Efapi, Clóvis Ari Leuze, a pulseira representa a primeira linha de defesa. “Nós implementamos o sistema de pulseira nas crianças na feira passada. Esse sistema ajuda automaticamente a identificar uma criança perdida. Temos câmeras de reconhecimento facial que, em caso de desencontro com os pais, permite, através de uma fotografia, incluí-la numa lista de procura para que o sistema identifique”, explica.
Ele complementa que todos os órgãos de segurança presentes estão habilitados para atuar em buscas e atendimento.
A família de Paial, que aproveitou o sábado (11) para conhecer a feira, se surpreendeu com a edição deste ano. “Está muito linda e segura a feira. As pulseiras são uma segurança a mais em caso de descuido. As crianças ficam protegidas e, em caso de emergência, fica fácil de nos encontrar”, destaca Carlos Doding. Ele veio com a esposa Simone, o filho Matias e a Letícia, de cinco anos.
Orientações práticas para pais e responsáveis
Para contribuir com a eficácia das ações e reforçar a segurança das crianças, a organização recomenda:
- Ao entrar no parque, coloque a pulseira de identificação na criança, com nome e telefone visível.
- Se possível, adicione um telecomunicador ou número extra de contato no corpo da criança.
- Mantenha atenção constante; muitos casos de perda ocorrem em segundos, principalmente em áreas movimentadas.
- Se houver o desencontro, dirija-se imediatamente a uma das bases de segurança.
- Oriente as crianças a procurar alguém uniformizado ou fardado, caso se percam, para pedir auxílio.