sábado, outubro 11, 2025
InícioChapecóEfapi 2025Chapecó vira vitrine da pecuária nacional com julgamento da Brangus

Chapecó vira vitrine da pecuária nacional com julgamento da Brangus

Com 53 animais avaliados, julgamento da raça Brangus reforça o protagonismo da Efapi no cenário agropecuário do Sul do Brasil


A sexta-feira (10) foi marcada por intensa movimentação no setor agropecuário da Efapi do Brasil. Um dos principais destaques foi o julgamento da raça Brangus, que atraiu criadores, técnicos e público interessado em genética de ponta, confirmando o papel da feira como vitrine da excelência bovina e espaço de negócios relevantes para o agro nacional.

Segundo a coordenadora da Associação Brasileira de Brangus, Ândrea Reis, participaram do julgamento 53 animais, sendo 13 da categoria argola e 40 rústicos. Na avaliação desta sexta-feira, foram julgadas oito fêmeas e oito machos da categoria argola.

— A análise considera características como deslocamento, conformação de carcaça e aptidão produtiva. Em fêmeas, observamos feminilidade e precocidade; em machos, os atributos que indicam bom desempenho reprodutivo — explicou Ândrea.

- Continua após o anúncio -

Ao todo, 11 expositores trouxeram animais da raça Brangus à feira: dez de Santa Catarina e um do Rio Grande do Sul. O julgamento dos animais rústicos será realizado neste sábado (11), encerrando com a premiação dos campeões.

Estreia na Efapi com reconhecimento

Dorival Carlos Borga, da 3 Marias Agronegócios, de Videira (SC), participou pela primeira vez da Efapi do Brasil e destacou a estrutura da feira como diferencial para o agronegócio catarinense.

— Fiquei impressionado com o tamanho da estrutura. Quando classificamos nossos animais, sabemos que temos uma genética de valor. Esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo — afirmou Borga, que levou 31 animais de três raças para exposição.

O expositor destacou ainda o papel da equipe de manejo em todo o processo, reforçando que o sucesso nas pistas é resultado de um trabalho técnico e cuidadoso no dia a dia.

Para Ricardo Lunardi, um dos organizadores do setor do agronegócio, a realização de julgamentos técnicos reforça o protagonismo da Efapi.

— São eventos de extrema relevância para a pecuária nacional. Chapecó oferece estrutura e organização que permitem receber criadores de alto nível — destacou.


RESULTADO DO JULGAMENTO – RAÇA BRANGUS (10/10)

Fêmeas – Categoria Argola

  • Grande Campeã: Lote 107 – Rodrigo Carubin, Cabanha Missioneira (Tatuagem: 2340)
  • Reservada de Grande Campeã: Lote 106 – Dorival Carlos Borga, 3 Marias Agronegócios (Tatuagem: IA29)
  • 3ª Melhor Fêmea Argola: Lote 103 – Dorival Carlos Borga, 3 Marias Agronegócios (Tatuagem: FIV48)

Machos – Categoria Argola

  • Grande Campeão: Lote 112 – Dorival Carlos Borga, 3 Marias Agronegócios (Tatuagem: FIV38)
  • Reservado de Grande Campeão: Lote 111 – Dorival Carlos Borga, 3 Marias Agronegócios (Tatuagem: FIV50)
  • 3º Melhor Macho Argola: Lote 113 – Dorival Carlos Borga, 3 Marias Agronegócios (Tatuagem: FIV37)
Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp