



A Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria da Família e Proteção Social, realizou na tarde desta quinta-feira (09) mais uma etapa do Programa de Olho no Futuro, com a entrega gratuita de 30 óculos de grau a pessoas em situação de vulnerabilidade. A ação faz parte de uma política pública que visa melhorar a qualidade de vida de crianças e idosos com dificuldades visuais.
O programa atende crianças de 6 a 16 anos e pessoas com mais de 65 anos, desde que tenham renda familiar de até um salário mínimo. O encaminhamento é feito pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Chapecó.
— A ideia é proporcionar tratamento para a correção, diminuição ou estabilização do grau visual — explicou o secretário da Família e Proteção Social, Luciano Huning.
Desde sua implantação, em 2023, o Programa de Olho no Futuro já beneficiou cerca de 1.300 pessoas e soma investimentos superiores a R$ 90 mil, segundo dados da prefeitura.
— É o mínimo que podemos fazer para as pessoas que têm dificuldade na visão e têm poucos recursos. São ações que promovemos e que melhoraram muito a vida das pessoas — destacou o prefeito João Rodrigues.
A aposentada Puresa da Silva, de 72 anos, foi uma das beneficiadas na entrega desta quinta. “É a primeira vez que recebo um óculos de graça. Estou muito feliz”, afirmou emocionada.
Já Nicoly Montenegro, de apenas 7 anos, também recebeu seus óculos após ser encaminhada pelo CRAS. “Agora estou enxergando bem”, comemorou.
O programa segue como uma das ações sociais de destaque da gestão municipal, promovendo saúde, dignidade e inclusão por meio do acesso à correção visual.







