
Economia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou na noite desta quarta-feira (8) a decisão do plenário da Câmara dos Deputados de retirar de pauta a votação da Medida Provisória (MP) 1303/2025, que taxaria rendimentos de aplicações financeiras e apostas esportivas e compensaria a revogação de decreto que previa aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
A MP precisava ser aprovada até esta quarta-feira (8) para não perder a eficácia. Com a retirada da pauta, o texto caducou. Lula ainda atribuiu o revés sofrido a interesses da oposição e de partidos de centro em inviabilizar a manutenção de programas sociais do governo.
Política
A Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (8) em caráter terminativo o Projeto de Lei (PL) 425/2024, que endurece a pena para a prática de crime de exploração sexual de crianças e adolescentes. Caso não haja recurso para votação em plenário, a proposta segue para análise da Câmara dos Deputados.
Antes, a matéria havia sido aprovada na Comissão de Direitos Humanos (CDH). O projeto altera o Código Penal. Atualmente, a pena para o crime é de quatro a dez anos de reclusão. O projeto eleva a punição para seis a 12 anos de reclusão.
Internacional
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará, no dia 13 de outubro, do Fórum Mundial da Alimentação, em Roma, Itália, evento promovido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). De acordo com o Itamaraty, Lula vai participar da cerimônia de abertura e, na sequência, participará da reunião presencial do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
O convite para a participação de Lula no Fórum partiu do diretor-geral da FAO, Qu Dongyu, em julho, quando o presidente brasileiro foi informado, por ligação telefônica, de que o Brasil saiu do Mapa da Fome.
Santa Catarina
Santa Catarina encerrou o mês de setembro de 2025 com resultados históricos nas exportações de carnes. O Estado exportou 197,7 mil toneladas em carnes (frango, suínos, perus, patos, marrecos, bovinos e outras) totalizando US$ 438,1 milhões em receitas — o maior valor mensal já registrado na série histórica, iniciada em 1997 e o segundo melhor desempenho em quantidade.
Na comparação com agosto deste ano, a alta foi de 29,9% na quantidade e de 29,5% no faturamento. Em relação a setembro de 2024, os embarques das carnes cresceram 14% em volume e 13,5% em receita. Os números são divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e sistematizados pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa).
Esportes
O Mirassol derrotou o Fluminense por 2 a 1, na noite desta quarta-feira (8) no Maião, em partida atrasada da 13ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Com este resultado o Leão Caipira chegou aos 46 pontos, na 4ª colocação da classificação.
Em um confronto no qual a transpiração suplantou a inspiração, a equipe da casa aproveitou a desatenção da defesa adversária para abrir o placar aos 35 minutos do primeiro tempo. Aproveitando falha de passe de Samuel Xavier, Alesson puxou contra-ataque rápido pela esquerda e cruzou na área, onde Guilherme bateu de voleio para superar o goleiro Fábio.
Tempo
Na quinta-feira (09), o tempo continua instável em algumas regiões, especialmente entre o norte e nordeste do estado. A intensificação do transporte de umidade do mar em direção ao continente traz bastante nebulosidade e possibilidade de chuvas rápidas, principalmente entre o Planalto Norte, Vale do Itajaí, Litoral Norte e Grd. Florianópolis. Nessas regiões, o risco é baixo a moderado para ocorrências como alagamentos no norte catarinense, devido a persistência da chuva. Entre o Extremo Oeste e Oeste catarinense, o sol aparece entre nuvens, mas também não se descarta a ocorrência de chuvas fracas de forma esparsa. No amanhecer, as temperaturas ficam próximas dos 5°C no Planalto Sul e de 7°C a 16°C nas demais regiões. Durante à tarde, sobem pouco entre os Planaltos e parte do Meio-Oeste, onde variam entre 10°C e 15°C.
Chapecó
Nesta quarta-feira (08), a Secretaria de Educação realizou mais uma etapa das formações continuadas para os profissionais da Rede Municipal de Ensino. Voltadas aos professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, as atividades fazem parte do calendário escolar e têm como objetivo qualificar as práticas pedagógicas e fortalecer a atuação docente nas escolas do município.
Os encontros promovem reflexões, atualizações pedagógicas, materiais didáticos e trocas de experiências entre os educadores. As formações ocorreram ao longo do dia em diferentes espaços educacionais do município.
Confira mais notícias no nosso portal ClicRDC.