segunda-feira, outubro 6, 2025
InícioFique bem-informadoCafé com notícias de segunda-feira, 06 de outubro de 2025

Café com notícias de segunda-feira, 06 de outubro de 2025

Bem rápido, saiba primeiro o que está acontecendo!


Economia

A partir deste sábado (4), o Banco Central (BC) bloqueará chaves Pix usadas em golpes e fraudes. O bloqueio ocorrerá com base nas informações prestadas pelas instituições financeiras, que atingirão as chaves informadas pelas próprias instituições financeiras que integram o sistema Pix.


Segundo o BC, o procedimento pretende fortalecer a segurança do Pix. A novidade foi anunciada na última reunião do Fórum Pix. Comitê consultivo permanente com cerca de 300 participantes do sistema financeiro e da sociedade civil, o Fórum Pix tem como objetivo subsidiar o BC na definição das regras e dos procedimentos que disciplinam o funcionamento do sistema de transferências instantâneas.

- Continua após o anúncio -

Política

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que é também ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, afirmou neste sábado (4), em Brasília, que houve novos avanços na redução de tarifas do governo dos Estados Unidos (EUA) sobre produtos brasileiros. Isso ocorreu, observou, após o rápido encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o presidente norte-americano, Donald Trump, durante a Assembleia-Geral das Nações Unidas, no fim de setembro.


“Depois da conversa do presidente Lula com o presidente Trump, esta semana, segunda-feira (29), alguns produtos, como madeira macia e serrada, [que] estavam em 50%, passaram para 10%. Armário, móveis, sofá, tem ali o detalhamento dos produtos, estava em 50%, passaram para 25%. E o que é a Seção 232 [da Lei de Comércio dos EUA]? Nós e o mundo estamos iguais. Então, quando você fala armário, móvel, é 25% para o Brasil e para o mundo todo, você não perde competitividade”, afirmou Alckmin durante visita a uma concessionária de automóveis na capital federal. Segundo ele, a retirada desses produtos do tarifaço de 50% significa exclusão de US$ 370 milhões em produtos brasileiros exportados.

Internacional

Em mais um ato pró-palestina no centro de São Paulo, alguns milhares de manifestantes demonstraram solidariedade aos ativistas presos nesta semana por Israel enquanto tentavam romper o bloqueio naval imposto à região da Faixa de Gaza.


Eles ainda denunciaram a postura violenta da marinha israelense e pediram um posicionamento mais firme do governo brasileiro para garantir a segurança dos 11 nacionais entre as centenas de ativistas detidos.
“O principal motivo de a gente estar aqui hoje é pela luta pela liberdade e pelo fim do genocídio que acontece na Palestina. Também para demonstrar nossa solidariedade à flotilha, que foi sequestrada pelo estado de Israel em áreas de águas internacionais”, disse Ziad Saifi, 51 anos, comerciante de origem libanesa.

Santa Catarina

Se hoje podemos saborear uma maçã produzida em terras brasileiras, isso se deve muito ao trabalho de pesquisa da Epagri. A empresa pública do Governo de Santa Catarina, vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária, é responsável pelo maior programa de melhoramento genético da fruta no país, além de ser protagonista em diversas pesquisas para o desenvolvimento de tecnologias de produção que são essenciais na matriz produtiva da maçã nos dias atuais.

Até a década de 1980, o Brasil dependia da importação da variedade Red Delicious, muito conhecida como “maçã argentina”. Foi naquela época que o país começou a produzir a fruta comercialmente, mas foi no final dos anos de 1990 que atingiu a autossuficiência na produção de maçãs de alta qualidade e então passou a exportar. Quase toda a produção de maçãs brasileiras se concentra em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, estados com o clima frio, que é necessário para que as macieiras consigam produzir flores e frutos.

Esportes

A fé do torcedor do Palmeiras foi colocada à prova neste domingo (5). Primeiro, ao buscar uma virada épica diante do São Paulo, no Morumbis, por 3 a 2, após ir para o intervalo perdendo por 2 a 0. Depois, pela necessidade de uma derrota do Flamengo para o Bahia, em um confronto no qual o Rubro-Negro levou a melhor nos últimos dez jogos. E o tropeço carioca veio: triunfo do Esquadrão de Aço por 1 a 0, em Salvador. No fim, tudo deu certo para o Verdão, que assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro.


O Palmeiras iniciou a rodada com 52 pontos, três a menos que o Flamengo. Em caso de vitória no clássico, os alviverdes se igualariam ao Rubro-Negro e ficariam à frente pelo primeiro critério de desempate, que é o número de vitórias (17 a 16). Faltaria, porém, que o time carioca perdesse seu compromisso pela 27ª rodada. Qualquer outro resultado – triunfo ou empate – manteria a equipe do Rio de Janeiro na ponta.

Tempo

A segunda-feira (06) começa com chuva nas áreas de divisa com o RS, devido a aproximação de uma frente fria no estado catarinense. No decorrer do dia, este sistema avança gradualmente para as demais áreas do estado, devendo provocar chuva, ventos fortes de quadrante sul e declínio da temperatura em todas as regiões. Nas áreas do norte catarinense as temperaturas ainda sobem bastante, superando a casa dos 30°C, enquanto nas demais regiões o tempo fechado desde o amanhecer impede a elevação da temperatura. O risco é baixo a moderado para ocorrências como alagamentos, enxurradas, destelhamentos, queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica.

Chapecó

A Prefeitura de Chapecó realizou na manhã desta sexta-feira (3) um evento para celebrar a conquista do Selo Prata de Ecossistema de Inovação 2025, um dos quatro troféus recebidos na semana passada, no Connected Smart Cities, em São Paulo.


Participaram do ato, no auditório da Prefeitura, Instituições de Ensino e Pesquisa – UFFS, Sebrae, Senai, Epagri, Udesc, Senac, IFSC, Unoesc, Unochapecó, Unopar, Associações Empresariais – CEC, ACIC, Deatec, Sicom, CDL-, startups, Desbravalley, governança do ChapHub, Pollen Parque Científico e Tecnológico, empresário e representantes da comunidade.

Confira mais notícias no nosso portal ClicRDC.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp