
O lamentável episódio ocorreu no dia 21 de setembro, quando um indivíduo trafegava em uma motocicleta pela via pública e acabou atropelando o animal. Inconformado, o condutor, em ato de extrema crueldade, arremessou blocos de concreto contra a cadela, que já estava ferida e indefesa às margens da rodovia.
Durante as agressões iniciais, um veículo chegou ao local, quando então outros dois ocupantes se juntaram às agressões iniciadas pelo motociclista.
A cadela, gravemente ferida pelo atropelamento e pelas agressões subsequentes, não resistiu aos ferimentos e morreu dias depois.
Logo após tomar conhecimento dos fatos, o setor de investigação da Delegacia de Polícia de Xaxim realizou diversas diligências, as quais possibilitaram a identificação dos envolvidos.
O condutor da motocicleta, um adolescente de 15 anos, responderá por ato infracional análogo ao crime de maus-tratos qualificado (art. 32, § 1º-A, da Lei 9.605/98), devido ao fato de o animal ser um cão, com aumento de pena em até 2/3 pela morte do animal. Os demais envolvidos, um com 20 anos e outro ainda em fase de identificação, também responderão pelo crime de maus-tratos qualificado. Um deles foi ainda indiciado por entregar a direção de veículo automotor a pessoa não habilitada (art. 310 do Código de Trânsito Brasileiro), por ter emprestado a motocicleta ao adolescente.
A primeira fase da investigação está em fase final e será concluída nos próximos dias.