
Economia
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (1º), com 493 votos favoráveis e nenhum contrário, o texto-base do projeto de Lei (PL) 1.087/2025, que prevê isenção de Imposto de Renda (IR) para pessoas físicas com renda mensal de até R$ 5 mil e desconto para quem ganha até R$ 7.350 mensais.
A proposta, encaminhada pelo governo federal, ainda terá que ser aprovada no Senado, antes da sanção pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para entrar em vigor.
Política
A canção Maria, Maria, de Milton Nascimento e Fernando Brant, foi cantada em coro pelas quase 4 mil credenciadas na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), em Brasília, nesta quarta-feira (1º), último dia da mobilização nacional. Juntas, elas homenagearam a força e a resiliência das mulheres brasileiras.
Com o tema Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas, a 5ª CNPM debateu questões como o enfrentamento às desigualdades sociais, econômicas e raciais; fortalecimento das mulheres em espaços de poder e decisão; combate a todos os tipos de violência de gênero, políticas de cuidado.
Internacional
Para tentar fazer com que seus cidadãos reduzam o tempo em frente às telas, uma cidade do Japão aprovou uma lei que limita uso de dispositivos digitais a duas horas por dia.
A lei foi ideia do prefeito de Toyoake, que tem cerca de 68 mil habitantes e fica em subúrbio industrial, e foi aprovada por 12 votos a 7 na Assembleia Municipal na semana passada. Essas duas horas não abrangem o tempo gasto no horário de trabalho e nas escolas.
Santa Catarina
Os municípios de Santa Catarina têm a melhor gestão fiscal do país, mostrou relatório da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) divulgado em setembro. O estudo analisou as contas públicas de 5.129 cidades brasileiras e colocou Santa Catarina na liderança nacional, principalmente pela geração própria de receita. Ou seja, os municípios catarinenses têm menor dependência de repasses estaduais e federais e maior capacidade de investir.
O estudo da Firjan analisou indicadores como autonomia na geração de receitas, gastos com pessoal, liquidez e capacidade de investimento. O resultado é uma nota entre 0 e 1, sendo que quanto mais próxima de 1 melhor a gestão fiscal do município. A média catarinense ficou em 0,8787 frente à média nacional de 0,6531. O desempenho do estado ficou, portanto, 34% acima do Brasil. A análise considera dados de 2024.
Esportes
Com direito a três ouros, o Brasil somou, nesta terça-feira (30), mais 14 medalhas no Mundial de atletismo em Nova Déli (Índia). Com isso, a delegação brasileira permanece na liderança do quadro de medalhas da competição, com o total de 27 pódios (sete ouros, 14 pratas e seis bronzes).
Os destaques desta terça foram as primeiras colocações de Ricardo Mendonça e de Yeltsin Jacques. Com o tempo de 22s77, o fluminense Ricardo Mendonça foi o primeiro colocado nos 200 metros T37 (paralisados cerebrais). Na mesma prova, a prata ficou com o maranhense Bartolomeu Chaves.
Tempo
Na quinta-feira (02), tempo instável em toda SC, por influência de áreas de baixa pressão em diferentes níveis da atmosfera combinadas ao fluxo de calor e umidade da região amazônica e ao deslocamento de umidade do mar para o continente, provocado pelo vento de leste/nordeste no Litoral e áreas próximas. Do Extremo Oeste ao Litoral Sul, a chuva ocorre a qualquer momento do dia, na forma de pancadas acompanhadas por temporais com raios, fortes rajadas de vento e eventual precipitação de granizo. O risco é moderado a localmente alto para ocorrências relacionadas a alagamentos e enxurradas pontuais, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores. No restante do Litoral, Planalto Norte e Vale do Itajaí, condições para chuva persistente e por vezes intensa, resultando em risco moderado a pontualmente alto para ocorrências associadas a alagamentos e enxurradas pontuais. Durante a tarde, as temperaturas máximas variam entre 17°C e 24°C na maioria das regiões.
Chapecó
A Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria Municipal de Educação, informa que, a partir desta sexta-feira, 3 de outubro, começa o período para solicitação de troca de turno na Rede Municipal de Ensino, conforme disposto no Edital de Matrícula nº 020/2025. O processo é destinado aos estudantes regularmente matriculados que desejam alterar o turno de estudo na mesma instituição educativa, para o ano de 2026, observada a disponibilidade de vagas.
A troca de turno será realizada em duas etapas. O primeiro momento, de Intenção de Troca de Turno, ocorrerá exclusivamente no dia 03 de outubro, de acordo com a disponibilidade de vagas no turno desejado. Para participar, os responsáveis deverão registrar a intenção de troca no sistema SEDUC Digital, a partir das 06h do dia 3 de outubro.
Confira mais notícias no nosso portal ClicRDC.