
Na noite desta terça-feira, 30 de setembro, moradores da comunidade de Santa Rosa, em Modelo, registraram um episódio de contaminação no riacho que corta a localidade. Segundo informações da Rádio Nova FM, durante a chuva, fortes odores de dejetos suínos foram sentidos e vídeos circularam nos grupos de WhatsApp da comunidade mostrando sinais de poluição.
A prefeita de Modelo, Bárbara Geller Baron, confirmou à Rádio Nova FM ter recebido as informações. “Eu recebi algumas imagens de moradores ali da Santa Rosa, informando que, durante a chuva, sentiram um forte odor de dejetos suínos. Em seguida, vídeos que mostravam a presença de dejetos suínos no riacho que corta a comunidade começaram a circular no grupo de WhatsApp da comunidade”, relatou.
Segundo a informações, a situação exige denúncia formal. “O ideal é que os moradores que presenciaram a situação formalizem a denúncia. Vamos repassar o caso para a Vigilância Sanitária e para os órgãos competentes a nível municipal para que façam a apuração da situação. Já estou entrando em contato com a Polícia Militar para obter informações sobre a condução do processo”, destacou.
Um morador, revoltado, também se manifestou à Rádio Nova FM: “A comunidade inteira está sentindo esse cheiro. Não é a primeira vez. Da última vez, mataram todos os peixes. É complicado isso aí”.
O Sub Tenente Gilson de Modelo comentou: “A PM vai encaminhar uma guarnição para verificar se ainda há vestígios. Mesmo assim, vamos entrar em contato com a Polícia Ambiental de Chapecó para informar sobre os fatos.”
As autoridades municipais devem investigar o caso e adotar medidas para evitar novos episódios, conforme informações.
Com informações do Repórter Alan Kucmanski/Nova FM