

O andamento das obras do Autódromo Internacional de Chapecó foi apresentado no último sábado, 27 de setembro, em almoço para os associados do Automóvel Clube Chapecó e profissionais da imprensa. No mesmo evento, foi entregue o título de sócio benemérito a cinco pessoas, pela participação nas ações do clube e o apoio na construção do autódromo.
Em nome da Federação de Automobilismo de Santa Catarina (Fauesc) e da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), os vice-presidentes Leonardo Baldissera Tozzo e Eduardo Moratelli, respectivamente, reafirmaram o apoio das duas entidades e enfatizaram a importância do autódromo de Chapecó para o automobilismo. Também foi registrado o reconhecimento, por parte do clube, ao autor do projeto da pista, engenheiro Heinz Jakob Scheuren, à Bragaglia Arquitetos, pelo desenvolvimento dos projetos arquitetônicos, e à Construtora Oliveira, pela realização das obras.
O presidente do Automóvel Clube, Valdir Moratelli, salientou o apoio dos sócios a todos os encaminhamentos para a implantação do novo autódromo e destacou a importância do papel da imprensa. Disse que o evento foi organizado para prestar contas quanto à situação das obras, “que respondem pela grandiosidade de um projeto que poderá receber os mais diferentes tipos de provas”. Moratelli também expressou a gratidão ao prefeito João Rodrigues por todo o incentivo para que Chapecó tenha o primeiro autódromo asfaltado de Santa Catarina e um dos melhores do Brasil.
EM OUTRO NÍVEL
O autódromo irá colocar Chapecó em outro nível, assinalou o prefeito ao iniciar sua manifestação, quando também garantiu que a administração municipal “investe no que é importante”. Citou a aplicação de recursos já feita nas obras do autódromo e o encaminhamento de novo processo licitatório, que deverá contar também com repasse de verba do Governo do Estado. Argumentou que o investimento no autódromo significa um dinheiro que voltará em movimento que será gerado pelo complexo automobilístico para outros setores de atividades no município. João Rodrigues lembrou que a aplicação de recursos no autódromo ocorre juntamente com outros investimentos nos bairros, em saúde, educação e outros setores, que já chegam a R$ 1,7 bilhão.
SITUAÇÃO DAS OBRAS
A situação das obras do Autódromo Internacional de Chapecó atualmente envolve a etapa de construção civil, o que compreende as obras do muro na área dos boxes (pitwall), instalação de barreiras de concreto e colocação das defensas metálicas ou guard rails. Também ocorrem pequenas correções de nivelamento nas áreas entre os traçados, retoques na drenagem e acabamento das laterais da pista para o plantio de grama. Além disso, são formados módulos de pneus para as barreiras de proteção e está prevista a hidrosemeadura de grama.
Após, em cerca de 30 a 40 dias, será implantada a segunda camada asfáltica, com padrão especial, o chamado SMA (Stone Matrix Asphalt), de maior resistência e alta performance e durabilidade, que atende à elevada exigência para o tráfego na camada de rolamento, quanto à peso, tração e aceleração.
OS HOMENAGEADOS
Por relevantes serviços e pela contribuição à construção do autódromo, receberam o título de sócios benemérito do Automóvel Clube Chapecó: o contabilista Thiago Padilha da Rosa, que atuou em pendências que o clube possuía com a Receita Federal; o ex-diretor de Desenvolvimento Econômico do município, Nadir José Cervelin, que atuou para a venda da antiga área do clube e a compra de nova; o empresário Márcio Vaccaro, que adquiriu a área do antigo autódromo em Linha Simonetto; o proprietário que vendeu o novo espaço em Linha Cachoeira, Félix José Muraro Júnior; e o prefeito João Rodrigues.