quinta-feira, setembro 25, 2025
InícioECONOMIANegociações definem reajuste salarial para o comércio das regiões de Chapecó e...

Negociações definem reajuste salarial para o comércio das regiões de Chapecó e Xaxim

Após discussões para chegar a consenso, convenções coletivas são firmadas entre o Sicom e Sindicatos dos Comerciários


Como parte das atribuições como representante legal da categoria econômica, o Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom) novamente desenvolveu negociações para atualização salarial dos comerciários em sua área de abrangência. Resultado dessa ação, duas convenções coletivas de trabalho foram assinadas nesta quinta-feira, 25 de setembro, com os Sindicatos dos Empregados no Comércio de Chapecó e de Xaxim, com vigência entre 01 de setembro passado e 31 de agosto de 2027.

Os dois documentos, que estão em processo de registro no Ministério do Trabalho, contém cláusulas de ordem econômica, com vigência de 12 meses, e social, para 24 meses. Pelo Sicom participaram do ato que formalizou a assinatura, o presidente Ernani Zottis, o vice-presidente Ivonei Barbiero, o diretor de Relações do Trabalho e presidente da comissão de negociação, Ricardo Urbancic, e o diretor executivo Almeri Dedonatto. Já pelo Sindicato dos Empregados no Comércio de Chapecó e Região estiveram presentes o presidente Jair Tessaro e o diretor Ivo Pereira Moraes. Em nome do Sindicato dos Empregados no Comércio de Xaxim e Região participaram a presidente Fátima Andolfatto Taborda e auxiliar administrativa, Fernanda Tonini Buratti.

Para Chapecó e municípios de abrangência, o piso salarial salário ficou definido em R$ 2.050,00, enquanto o reajuste salarial foi fixado em 6,20%. Para Xaxim e municípios de abrangência, o piso salarial foi fixado em R$ 2.040,00 e o reajuste salarial também é de 6,20%. Ainda para Xaxim e municípios de abrangência foi ampliado o horário de trabalho nos feriados de 6 para 8 horas, com aumento proporcional nos valores dos vales compras e/ou dinheiro.

- Continua após o anúncio -

REPRESENTAR E DEFENDER

O presidente do Sicom, Ernani Zottis, destacou a função dos sindicatos de representar e defender as respectivas categorias. Acrescentou que o ato de assinatura, além de firmar as novas convenções coletivas, significa a possibilidade de pensar como se pode evoluir para as próximas. Para o diretor de Relações do Trabalho do Sicom cada sindicato negocia em prol da sua categoria. Ricardo Urbancic argumentou que isso não significa que uns sejam contra os outros, pois os dois lados “precisam trabalhar em sintonia e ir melhorando gradativamente”. Também reforçou o ganho real para os comerciários, diante do INPC de 5,05% e do reajuste na ordem de 6,20%. Já a presidente do Sindicatos dos Comerciários de Xaxim disse que foi uma boa negociação para ambas as partes. Fátima Andolfatto Taborda destacou a importância de finalizar a negociação antes do fechamento das folhas de pagamento deste mês. 

OUTRAS EMPRESAS

Além dos comerciários, a convenção de Chapecó inclui o comércio atacadista e as empresas revendedoras, concessionárias e distribuidoras de veículos. Envolve também o comércio de Águas de Chapecó, Águas Frias, Caxambu do Sul, Cunhataí, Guatambu, Irati, Jardinópolis, Nova Erechim, Nova Itaberaba, Palmitos, Pinhalzinho, Planalto Alegre, São Carlos e Saudades. Já a convenção de Xaxim inclui o comércio de Arvoredo, Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Entre Rios, Lajeado Grande e Marema.

Permanece em negociação a convenção coletiva de trabalho com o Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Varejista, Atacadista e Similares de São Lourenço do Oeste e Região, referente aos municípios daquela região.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp