quinta-feira, setembro 11, 2025
InícioPolítica e CotidianoVereadora quer incentivar a alimentação saudável nas escolas de Chapecó

Vereadora quer incentivar a alimentação saudável nas escolas de Chapecó

Confira a coluna do jornalista André de Lazzari

Foto: Grupo Condá de Comunicação

A vereadora de Chapecó, Deise Schilke (PT), protocolou na terça-feira (9), um projeto de lei para instituir o selo “Escola Amiga da Alimentação Saudável”, a fim de reconhecer e incentivar boas práticas alimentares e nutricionais nas escolas públicas e privadas de ensino infantil e fundamental no município.

Conforme Deise, a proposta nasce da urgência em construir a escola em um ambiente privilegiado para a promoção da educação alimentar e nutricional: “Atividades educativas, como aulas, oficinas e projetos, capacitam os estudantes, famílias e profissionais da educação sobre a importância de uma alimentação equilibrada. Essa abordagem pedagógica incentiva a autonomia e a adoção de práticas alimentares saudáveis, o que contribui para a segurança alimentar e nutricional da comunidade escolar”.

Para a vereadora, o incentivo à alimentação saudável nas escolas promove o estabelecimento de parcerias entre a escola, a comunidade, o poder público e instituições especializadas: “Essas parcerias viabilizam a melhoria contínua da qualidade da alimentação oferecida no ambiente escolar, alinhada às diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar”, conclui Deise.

- Continua após o anúncio -

Justificativa de falta por doenças
Outro projeto protocolado na terça-feira pela vereadora Deise propõe a concessão de três faltas justificadas ao mês para as servidoras municipais de Chapecó que sofrem de endometriose ou adenomiose, desde que estejam amparadas por diagnóstico do SUS. Schilke argumenta que ambas as doenças afetam predominantemente mulheres em idade fértil, e têm se mostrado um grande desafio para a saúde pública, impactando significativamente a qualidade de vida das pacientes.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a endometriose afeta cerca de 10% da população feminina mundial. No Brasil, estima-se que a doença atinja entre 5 a 10 milhões de mulheres. Já a adenomiose, embora menos conhecida, acomete entre 20% a 30% das mulheres em idade reprodutiva. Essas condições de saúde causam dor intensa, infertilidade e diversos outros sintomas que comprometem a capacidade de realização de atividades cotidianas, inclusive o exercício do trabalho.

Para Deise, no contexto do serviço público municipal de Chapecó, a falta de reconhecimento das necessidades dessas servidoras pode resultar em prejuízos tanto para as próprias profissionais quanto para a administração pública: “Sem a devida compreensão e apoio, as faltas podem ser tratadas de forma discriminatória, resultando em penalidades que agravam ainda mais o sofrimento das mulheres”.

Recadinhos
O assassinato brutal de Charlie Kink, ativista de direita dos Estados Unidos, ocorrido ontem (10) em uma universidade em Utah, mostrou o pior do ser humano para todos nós, de forma clara e visível.
Pessoas não pensaram duas vezes em, de forma aberta, comemorar a morte de Kink em reportagens de TV aberta nos Estados Unidos. No Brasil, muitos fizeram o mesmo nas redes sociais.
No dia em que os atentados de 11 de setembro de 2001 completam 24 anos, arrisco dizer que as motivações para este ato cruel, que matou cerca de 3 mil pessoas, e o ocorrido ontem são as mesmas.
Estamos em uma sociedade onde as intolerâncias política e religiosa estão cada vez mais comuns, e onde cada vez menos as pessoas se sentem confortáveis para expressar o que pensam e o que creem. Um plano satânico em pleno sucesso.os dias.

  • Recadinhos
  • A terceira integrante da bancada de oposição ao governo municipal, vereadora Deise Schilke (PT), protocolou três projetos de lei na Câmara.
  • Uma delas institui o Sistema de Inscrição e Acompanhamento Virtual de Vagas em Creches e Escolas Municipais de Chapecó para permitir a inscrição 100% online para vagas na Rede Municipal de Ensino
  • O Sistema Virtual deverá disponibilizar, entre outras coisas, um formulário de inscrição online, com campos obrigatórios e instruções claras; e uma lista de espera atualizada em tempo real, com ordem de prioridade definida por lei.
  • O projeto propõe que o Sistema Virtual seja acessível pelo portal da Secretaria de Educação, por aplicativo móvel, quando disponível; e em terminais de acesso presencial nas escolas.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp