
A revitalização da SC-283 entre Seara e Arvoredo, que abrange um segmento rodoviário de 27 quilômetros, está em andamento. O projeto prevê a construção de terceiras faixas, acostamentos, uma nova pista com asfalto e um sistema de drenagem aprimorado, com um investimento de R$ 136 milhões do Governo do Estado, através da SIE.
A obra, que se estende de Seara até as proximidades da Ponte do Rio Irani, visa proporcionar mais segurança, conforto e desenvolvimento econômico para a região.
Nos últimos dias, a reportagem do Som e Café News recebeu diversas reclamações sobre buracos no trecho. Em resposta, o Coordenador Regional de Infraestrutura de Santa Catarina, Gilberto Tomasi, informou que o início da obra atrasou devido a questões de licenciamento ambiental. A previsão inicial era de 24 meses, mas uma prorrogação de seis a nove meses pode ser necessária.
Tomasi destacou que o serviço de tapa-buracos foi realizado no trecho de Seara até Arvoredo, a pintura do eixo foi renovada e a sinalização foi melhorada. Atualmente, os trabalhos se concentram em um lado da rodovia, com alargamento da pista e aplicação de material de rachão, base e sub-base, o que tem contribuído para a normalização do trânsito.
O coordenador expressou preocupação com a alta velocidade de caminhões de ração e de suínos, que ultrapassam os limites permitidos, comprometendo a segurança. Ele informou que a instalação do britador e da usina está em andamento, e em breve será iniciada a aplicação da capa asfáltica no trecho de Seara até o trevo do Borboleta.
Ainda segundo Tomasi, alguns postes de energia elétrica precisarão ser removidos, mas a empresa responsável pela obra fará o possível para minimizar os impactos.
Fonte: ClicRDC
Por Gionei Argenta