
A passagem de mais uma frente fria pelo estado entre a tarde e noite da segunda-feira, 8, e a madrugada e manhã de terça-feira, 9, volta a favorecer a condição para temporais pelo estado, com chuva pontualmente intensa, fortes rajadas de vento e eventual precipitação de granizo. A condição oferece risco moderado a alto para ocorrências associadas a alagamentos e enxurradas pontuais, destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores.
A instabilidade mais intensa é aguardada para as áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul, especialmente entre o Grande Oeste e o Planalto Sul, onde o ambiente é mais favorável ao desenvolvimento de tempestades severas. Nessas áreas, os temporais são aguardados principalmente entre a noite de segunda, 8, e início da madrugada da terça-feira, 9. Nas demais regiões, a condição para chuva e temporais isolados aumenta entre a madrugada e manhã de terça-feira, 9.

Conforme a frente fria se afasta para o alto-mar, a partir da tarde de terça, e com a formação de um ciclone extratropical no litoral do Rio Grande do Sul, os ventos dos quadrantes sudoeste e oeste ganham força. São esperados ventos médios entre 20 e 30 km/h, com rajadas que podem variar de 50 a 70 km/h, especialmente nas áreas entre o Meio-Oeste e o Litoral.
Com a intensificação dos ventos, o mar também deve ficar agitado até a manhã de quarta-feira, com ondas de 2,0 m a 3,0 m e picos maiores em alto mar, entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis. O cenário traz risco moderado para ocorrências associadas à agitação marítima.
Entre quarta e sexta-feira, 12, a aproximação de uma área de alta pressão garante o retorno do tempo firme em todo o estado, acompanhado de declínio das temperaturas, principalmente durante as noites e madrugadas. Nas áreas litorâneas ainda devem ser observadas algumas nuvens, mas sem previsão de chuva.
A Defesa Civil recomenda:
- Durante os temporais busque um local abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados.
- Em caso de chuva intensa com alagamentos, jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.
- Em caso de ventos fortes evite transitar e/ou abrigar-se próximo de árvores, placas, muros e postes de energia.