sexta-feira, setembro 5, 2025
InícioSEGURANÇA PÚBLICAMegaoperação desmantela esquema de tráfico interestadual no Oeste de SC

Megaoperação desmantela esquema de tráfico interestadual no Oeste de SC

Ação da Polícia Civil em cinco cidades prende suspeito de chefiar grupo responsável pelo transporte de 10 toneladas de maconha e bloqueia R$ 25 milhões


A Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou nesta sexta-feira (5) a Operação “Nevoeiro”, voltada ao combate ao tráfico interestadual de drogas, associação criminosa e lavagem de dinheiro no Oeste catarinense. O alvo principal, apontado como líder da associação para o tráfico, foi preso preventivamente dentro de um avião no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), com apoio da Polícia Federal.

A operação é resultado da investigação que apura a responsabilidade pela logística e financiamento do transporte de 10 toneladas de maconha apreendidas no dia 13 de junho deste ano, em Joaçaba (SC).

Coordenada pela Delegacia de Repressão às Drogas da DEIC, a ação mobilizou diversas forças de segurança e resultou no cumprimento de:

- Continua após o anúncio -
  • 1 mandado de prisão preventiva
  • 12 mandados de busca e apreensão
  • Sequestro de bens e valores até R$ 25 milhões

Os mandados foram cumpridos simultaneamente em Guarulhos (SP), Chapecó, Xanxerê, Ponte Serrada e Faxinal dos Guedes (SC).

Durante as buscas, foram apreendidos celulares, valores em espécie e quatro veículos. Também foram alvo de bloqueio judicial quatro empresas ligadas aos investigados – entre elas, postos de combustíveis, transportadoras e um bar sertanejo inaugurado recentemente em Chapecó, apontadas como fachadas para lavagem de dinheiro do tráfico de drogas.

Segundo a Polícia Civil, os indícios demonstram que essas empresas simulavam atividades comerciais para blindagem patrimonial e movimentação de valores ilícitos.

A operação contou com o apoio do SAER-Fron (Serviço Aeropolicial de Fronteira) e de diversas delegacias da região, além da Polícia Federal, responsável pela prisão no aeroporto.

Outros cinco investigados pelo transporte da carga já haviam sido presos e denunciados anteriormente.

“A operação representa mais um importante passo no desmantelamento de redes criminosas que atuam no narcotráfico em âmbito interestadual, reforçando o compromisso das autoridades policiais com o combate ao crime organizado e à lavagem de capitais”,

destacou o delegado Arthur Lopes, da DEIC.
Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se