
Com o objetivo de unir tecnologia, bem-estar e um olhar humanizado para a saúde mental, o professor do curso de Engenharia da Computação da Unoesc Chapecó, Adilson Batista, inova ao criar o aplicativo Louverture. Inspirado nas tradicionais agendas de organização pessoal, o App foi criado para ser uma ferramenta acessível e funcional para promover a saúde mental e aliar atendimentos de profissionais da saúde que melhorem o dia a dia do usuário.
Inspirado no nome de Toussaint L’Ouverture, herói da rebelião de escravizados no Haiti, que simboliza empoderamento e resiliência, o aplicativo visa ser uma companhia digital no cotidiano de seus usuários. Entre suas principais funcionalidades, o Louverture atua como um “ouvinte”, inspirado no conceito de Walker-Talker, porém adaptado para o ambiente digital.
— Minha ideia era oferecer suporte psicológico por meio de parcerias com estagiários da área, mas após conversas com colegas da Psicologia, entendi que seria mais adequado redirecionar o foco para recém-formados da área como ferramenta complementar de inserção no mercado de trabalho — explica o professor.
Adilson utiliza também ferramentas de inteligência artificial (IA) para impulsionar o projeto. Ele destaca que este movimento é parte de uma evolução histórica na computação, que hoje permite que as pessoas possam criar soluções tecnológicas.
— Eu sou engenheiro eletricista, domino linguagens de programação voltadas à modelagem matemáticas. A IA me permitiu quebrar essa barreira e construir algo funcional a partir de uma necessidade real — comenta.
Funcionalidades e diferenciais
O aplicativo, ainda em fase de testes, já oferece funcionalidades como planner personalizado, exportação de dados, visualização gráfica de atividades realizadas, orientações nutricionais e conversas a partir de IA com profissionais da saúde.
— A ideia foi manter algo leve, prático e que não dependa de nuvem. Um usuário pode, por exemplo, importar uma agenda sem precisar da internet ou de serviços como o Google Agenda — afirma o professor.
Para o professor Adilson, o Louverture é um exemplo concreto de como educadores e profissionais de diferentes áreas podem se apropriar das novas tecnologias para inovar, mesmo sem domínio técnico aprofundado. Por isso, ainda este ano, ele pretende lançar uma masterclass gratuita mostrando como qualquer profissional pode desenvolver seus próprios aplicativos com a utilização de ferramentas acessíveis.
Adilson convida colegas e interessados a testarem a versão preliminar do App e enviarem feedbacks antes do lançamento oficial nas plataformas. Ele também pretende, em breve, iniciar o cadastro de profissionais de saúde e que poderão utilizar e integrar a ferramenta na rotina diária.



Por Imprensa Unoesc Chapecó