segunda-feira, agosto 11, 2025
InícioChapecóChapecoense vence concurso nacional do CNJ por decisão pioneira que reconhece direitos...

Chapecoense vence concurso nacional do CNJ por decisão pioneira que reconhece direitos de gestante

Ana Carolina Bartolamei Ramos, natural de Chapecó, foi premiada pelo CNJ; Saiba mais detalhes

Foto: Divulgação

A juíza Ana Carolina Bartolamei Ramos, natural de Chapecó e filha do médico Dr. Almiro Jose Braga De Miranda Ramos, um dos profissionais mais conceituados e antigos da cidade, foi vencedora do Concurso Nacional de Decisões Judiciais e Acórdãos em Direitos Humanos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A magistrada, que atua na Vara de Execuções Penais, Medidas Alternativas e Corregedoria dos Presídios no Paraná, foi reconhecida na categoria “Direitos das Pessoas Privadas de Liberdade”. A decisão premiada deferiu o cômputo da pena em dobro, na forma de remição, para uma mulher gestante custodiada no Complexo Médico Penal, fundamentando-se na perspectiva de gênero e na Resolução nº 492/2023 do CNJ.

Confira: Juíza e desembargador do TJPR vencem concurso de decisões judiciais e acórdãos do CNJ

- Continua após o anúncio -

No despacho, a juíza destacou as condições precárias e o tratamento degradante, classificando como violência obstétrica a situação vivida pela sentenciada. “Conclui-se que qualquer gravidez na prisão é sempre uma gravidez de risco, tendo em vista que há um descaso do poder público com a população carcerária feminina”, apontou.

O reconhecimento nacional, aplaudido pela Associação dos Magistrados do Paraná (AMAPAR), reforça o compromisso da juíza com a defesa dos direitos humanos e a aplicação de justiça com sensibilidade social. A conquista é motivo de alegria e orgulho para Chapecó, que vê uma filha da cidade brilhar no cenário jurídico nacional.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp