terça-feira, setembro 16, 2025
InícioSEGURANÇA PÚBLICAApós quase 27 anos, homem é condenado por tentar matar ex no...

Após quase 27 anos, homem é condenado por tentar matar ex no Oeste Catarinense

Crime ocorreu em 1998; homem ficou foragido por 15 anos e foi condenado a 12 anos de prisão em julgamento nesta sexta-feira (1º)

Foto: Divulgação

Quase 27 anos após o crime, um homem foi condenado a 12 anos de reclusão por tentar matar a ex-companheira em Xaxim, no Oeste de Santa Catarina. O julgamento ocorreu nesta sexta-feira (1º), no Tribunal do Júri da comarca, e resultou em pena em regime inicial fechado. Essa foi a segunda vez que o caso foi levado a júri popular — a primeira sessão havia sido anulada.

O crime aconteceu na manhã de 5 de outubro de 1998. De acordo com a denúncia, o homem foi até a casa da vítima após confirmar, por telefone, que ela estava sozinha. No local, ele desligou os telefones da residência e atacou a mulher de forma sorrateira, pelas costas, com uma faca.

Mesmo ferida, a vítima tentou fugir para proteger sua filha pequena, que dormia em outro cômodo da casa. Durante a fuga, o agressor ainda tentou atirar contra ela. Um dos disparos foi desviado pela própria vítima, que bateu com a mão na arma, e os demais não se concretizaram por falha no armamento.

- Continua após o anúncio -

A chegada de uma familiar impediu que o ataque fosse concluído. O homem fugiu e permaneceu foragido por 15 anos, até ser localizado em outro estado, em 2013.

A Promotora de Justiça Roberta Seitenfuss, do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), sustentou a acusação de tentativa de homicídio qualificado por recurso que dificultou a defesa da vítima — tese acatada pelo júri. A mulher, mesmo depois de tantos anos, ainda sofre com as sequelas físicas e psicológicas do crime.

Apesar de caber recurso da sentença, o réu não poderá recorrer em liberdade. A Justiça determinou o cumprimento imediato da pena, com base no entendimento do Supremo Tribunal Federal.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se