
Uma intensa massa de ar frio, com centro sobre Santa Catarina, provoca uma nova queda acentuada nas temperaturas durante as noites e madrugadas desta terça-feira (29) até sexta-feira (01). O fenômeno, que mantém o tempo firme e com pouca nebulosidade, faz com que os termômetros registrem valores próximos ou abaixo dos 5°C em boa parte do território catarinense.
Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina (SDC/SC), as temperaturas mínimas devem variar entre 0 e 5°C nas regiões do Planalto Sul, Grande Oeste e Planalto Norte. Já no Alto Vale do Itajaí e nas áreas serranas da Grande Florianópolis, os termômetros devem marcar entre 5 e 9°C. As regiões costeiras também sentirão o frio, com mínimas na mesma faixa.
Com a intensificação do frio, o risco é considerado moderado para desconforto térmico, agravamento de doenças respiratórias e cardiovasculares, além de possíveis casos de hipotermia. Em áreas específicas, como serras e regiões elevadas, há ainda possibilidade de congelamento de pistas, o que exige atenção redobrada de motoristas.
A população deve se manter aquecida e tomar cuidados especiais com pessoas em situação de vulnerabilidade, além de animais domésticos e plantas sensíveis ao frio. A Defesa Civil recomenda atenção aos boletins meteorológicos e orientações de segurança.
