
Economia
A Receita Federal informou nesta quinta-feira (17) que não fará a cobrança retroativa do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) do período em que a incidência esteve suspensa por uma decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Na quarta-feira (16), Moraes validou parcialmente o decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que aumentou as alíquotas do IOF após o Congresso derrubar o aumento.
A decisão da Receita vale para instituições financeiras e responsáveis tributários que não fizeram a cobrança entre o fim de junho até 16 de julho, data da decisão do ministro.
Política
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou a separação dos Poderes e disse que ninguém está acima da lei, em pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão. Em discurso de cinco minutos, o presidente afirmou que responderá com diplomacia e multilateralismo às ameaças do governo de Donald Trump de impor uma tarifa de 50% a produtos brasileiros nos Estados Unidos, que classificou de “chantagem inaceitável”.
Internacional
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quinta-feira (17), que o Brasil vai taxar as big techs dos Estados Unidos – as gigantes que controlam as plataformas digitais. “Esse país só é soberano porque o povo brasileiro tem orgulho desse país. E eu queria dizer que a gente vai julgar e vai cobrar imposto das empresas americanas digitais”, disse, ao citar os argumentos do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para tarifar em 50% os produtos brasileiros exportados para aquele país.
Santa Catarina
O maior programa habitacional de Santa Catarina chega agora nas maiores cidades do estado. Nesta quinta-feira, 17, a Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família realizou uma reunião on-line com os prefeitos de municípios de mais de 50 mil habitantes que terão até o dia 23 de julho para demonstrar interesse na adesão ao programa. Ao todo o Governo do Estado vai investir R$ 466 milhões em acesso à moradia e regularização fundiária.
Esportes
A primeira medalha do Brasil nos Jogos Mundiais Universitários (JMU) 2025 veio direto de Berlim. Bronze na natação, no revezamento 4×100 metros, com Lucas Peixoto, Kaique Alves, Vinicius Assunção e Pedro Buch. Nesta quinta-feira (17), o time brasileiro fechou a prova com um tempo de 3min15s02, garantindo lugar no pódio. A medalha de ouro ficou para os Estados Unidos, que terminou com 3min12s36 e a prata com o Japão (3min14s19).
Tempo
Na sexta-feira (18), a aproximação de uma massa de ar frio segue favorecendo o declínio das temperaturas. A presença de um Ciclone Extratropical no litoral do RS ainda mantém maior nebulosidade entre o Oeste e Sul do estado, onde não se descarta a ocorrência de chuvas fracas isoladas. No amanhecer, as temperaturas oscilam entre -1°C e 7°C entre o Grande Oeste e os planaltos e de 6°C a 12°C no litoral. Durante à tarde, as temperaturas não passam dos 6°C/8°C entre o Meio-Oeste e Planalto Sul e dos 20°C no litoral. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas às baixas temperaturas.
Chapecó
Entre os dias 21 e 26 de julho, a equipe de tênis de mesa Prefeitura de Chapecó/ADCTM representará o município nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina. A edição de 2025 será na cidade de Rio do Sul, no Vale do Itajaí. O time masculino é o atual campeão e tenta manter a hegemonia na modalidade. O objetivo é ficar entre os melhores também no feminino. Prefeitura de Chapecó/ADCTM é a atual campeã no masculino. Disputas serão na próxima semana
Confira mais notícias no nosso portal ClicRDC.