
A Prefeitura de Chapecó, ao mesmo tempo que lamentou o episódio ocorrido recentemente no município de Estação (RS), informou nesta quarta-feira (09), aos pais que desde 2021 vem adotando medidas de reforço na segurança das creches e escolas municipais.
De acordo com o secretário de Segurança Pública, Clovis Ari Leuze, uma das primeiras medidas foi a criação da Patrulha Escolar, que faz rondas pelas unidades.
“Também foram implantadas portas giratórias nas escolas de maior fluxo, foram instalados botões do pânico nas escolas, que acionam diretamente a secretaria, que já aciona a Polícia Municipal e equipes de rua. Temos os vigias nas unidades e rondas periódicas. Além disso, realizamos capacitações com a comunidade escolar e também para as nossas equipes. Pedimos ainda que cada mãe, cada pai, cada vizinho da escola fiquem atentos para qualquer movimento suspeito ou circulação de pessoas estranhas e, nesses casos, acionem os números 153 ou 190”, disse Leuze.
O diretor de Segurança Pública, Roger Lima, disse a vigilância é constante e que as medidas adotadas tem sido eficazes. “Desde que adotamos essas ações, não tivemos nenhum episódio registrado. São ações preventivas de segurança que proporcionam mais tranquilidade aos pais, alunos e professores”, disse Roger.
A Secretaria de Educação informou que o botão do pânico foi implantado em 82 unidades escolares, as portas giratórias foram colocadas em 18 unidades, os portais com detector de metal estão em 11 escolas e foram realizadas manutenção e reforma e muros de 16 CEIMs e 17 EBMs. Além disso, foi criado o Comitê Municipal de Segurança nas Escolas de Chapecó, que trata de assuntos como os protocolos de ação em situações adversas no cotidiano escolar. Foi elaborado o Plano de Contingência (PlanCon-Edu/Agravi), articulado pela Secretaria de Educação em colaboração com as forças de segurança, bombeiros, saúde, assistência social, defesa civil e demais membros da equipe técnica.
De acordo com a secretária de Educação, Astrit Tozzo, o objetivo pensar estratégias de prevenção e estabelecer procedimentos que devem ser seguidos em caso de alguma ameaça, como, por exemplo, um ataque à escola, mas também de causa natural, como tempestades ou alagamentos; ameaça tecnológica ou acidentes por vazamento de produtos químicos, ou incêndios.