
Economia
Com o objetivo de acelerar a integração comercial entre o Brasil e a Índia, empresários, diplomatas e representantes dos governos dos dois países discutiram nesta segunda-feira (7) oportunidades de parcerias. Realizado paralelamente à Reunião de Cúpula do Brics, o Fórum Econômico Brasil–Índia ocorreu em honra à visita do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, ao Brasil.
Ocorrido no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, o evento teria a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No entanto, Lula cancelou a ida porque embarca ainda nesta segunda-feira (7) para Brasília, onde receberá o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, nesta terça-feira (8) no Palácio do Planalto.
Política
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (7) que a divergência com o Congresso Nacional sobre o decreto que aumentava o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) é “própria da democracia”. Apesar disso, ele também classificou a derrubada como “totalmente anticonstitucional”.
“Não tem nada de anormal. Tem uma divergência política que é própria da democracia e vamos resolvendo os problemas”.
Internacional
Os países do Brics lançaram oficialmente nesta segunda-feira (7) a Parceria para a Eliminação de Doenças Socialmente Determinadas (DSDs). O objetivo é fortalecer a cooperação, mobilizar recursos e avançar esforços coletivos para a eliminação integrada dessas doenças, que têm sua incidência agravada pela pobreza, desigualdade social e barreiras de acesso à saúde, o que faz com que sejam mais prevalentes no Sul Global.
A ideia é que os países se unam para eliminar doenças que, muitas vezes, não afetam países ricos e, portanto, não são consideradas na destinação de recursos para pesquisas nesses países.
Santa Catarina
Santa Catarina dá mais um passo no uso de tecnologia de ponta para reforçar a segurança pública. O governador Jorginho Mello anunciou o início de uma nova etapa de testes do sistema de reconhecimento facial, agora integrado ao uso de drones, durante grandes eventos no estado. A operação é conduzida pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC) e tem como objetivo ampliar a capacidade de monitoramento e garantir mais proteção em locais com grande circulação de pessoas.
O primeiro uso da tecnologia será durante as comemorações do aniversário de Balneário Camboriú, nos dias 19 e 20 de julho. Os drones com câmeras de reconhecimento facial estarão em operação como apoio às forças de segurança, monitorando em tempo real os pontos de maior concentração de público.
Esportes
O pugilismo brasileiro encerrou a participação na etapa de Astana, no Cazaquistão, da Copa do Mundo de boxe, com sete medalhas, quatro douradas, conquistadas neste domingo (6). A delegação verde e amarela obteve, ainda, duas pratas e um bronze. O desempenho ficou atrás somente dos anfitriões, que foram ao topo oito vezes.
Os quatro ouros vieram nas disputas masculinas. Na categoria até 60 quilos, Luiz Oliveira, o Bolinha, neto do medalhista olímpico Servílio de Oliveira, superou Lundaa Gantumur, da Mongólia.
Tempo
Na terça-feira (08), a passagem de uma frente fria pelo mar e a aproximação de uma nova massa de ar seco e frio volta a favorecer a mudança de direção dos ventos para sul/sudoeste, que devem apresentar rajadas de até 40 km/h. Apesar do sol predominar ao longo do dia na maioria das regiões, haverá aumento de nebulosidade e não descarta-se a ocorrências de chuvas fracas muito esparsas entre o Planalto Sul e Grande Oeste. Não há risco para ocorrências meteorológicas. As temperaturas seguem baixas no amanhecer, variando entre 0°C e 6°C entre os planaltos e de 5°C a 13°C nas demais áreas, com valores pontualmente mais baixos nas áreas de baixada. Durante a tarde, as temperaturas apresentam elevação em algumas regiões, variando entre 22°C e 25°C entre o Baixo, Médio Vale do Itajaí e Litoral Norte e de 12°C a 17°C no Planalto Sul.
Chapecó
A bicampeã olímpica de vôlei feminino, Taísa Daher, está em Chapecó onde fará uma palestra beneficente, no Centro de Eventos, a partir das 19h30. O Talk Mentalidade de Sucesso deve reunir cerca de 650 pessoas, que se inscreveram, em troca de um quilo de alimento não perecível.
De acordo com as organizadoras do evento, Mari Didea e Carla Dalan, a escolha de Taísa foi por sua história de superação, de uma infância com poucos recursos, de superação, e de dedicação que resultaram numa das carreiras mais vitoriosas do voleibol feminino. Ela começou a carreira aos 14 anos e aos 16 já era campeã mundial juvenil
Confira mais notícias no nosso portal ClicRDC.