
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, classificou como “inadmissível” a atual taxa Selic, fixada em 15% ao ano. A declaração foi feita nesta quinta-feira (3), durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, ao comentar os desafios na formulação do Plano Safra 2025/2026.
— Na minha avaliação, não sou economista, mas sou cidadão, empresário, e é inadmissível essa Selic a 15%. Temos inflação controlada, o Brasil cresce pelo terceiro ano consecutivo, a renda sobe, o desemprego cai e a balança comercial está positiva como nunca. Qual a justificativa plausível? — questionou Fávaro.
Segundo o ministro, o cenário de juros altos compromete a estruturação financeira do Plano Safra, especialmente na formação dos fundos que sustentam o crédito agrícola. Ele também criticou o impacto direto sobre instrumentos como a poupança rural, que, com rendimento em torno de 6% ao ano, perde competitividade.
— As pessoas saem da poupança, e o Brasil vira um país de rentista — alertou.
Fávaro explicou que, mesmo com orçamento limitado e juros elevados, foi possível montar um plano de apoio ao setor agropecuário, mas ressaltou que o ambiente é desafiador.
— Falta fundo, o juro é caro, o orçamento é bastante enxuto. Por isso foi muito relevante conseguir viabilizar o Plano Safra — concluiu.
Fonte: Agênciabrasil