
Segundo relatório do BTG Pactual em 2025 o Brasil é o segundo País com o maior déficit nominal do mundo. Acontece que tanto o governo analógico (Lula) como o digital (Janja) não estão preocupados com isso. Tanto que em viagem por uma semana em Paris o casal se hospedou no hotel intercontinental de Paris em uma suíte de duzentos e vinte metros quadrados que custou aos cofres públicos um milhão e duzentos mil reais. Além disso a equipe que o acompanhou gastou mais de um milhão alugando carrões blindados com motorista.
Acontece que como de costume desse governo, foram chegando convidados necessitando de quartos extras no hotel que custou mais cento e quarenta e quatro mil reais. Ainda, como Lula não fala outra lingua houve a necessidade de contratar interpretes que custou quarenta mil reais a um tradutor para o Presidente. O Ministro das comunicações também contratou um inteprete pagando quatro mil reais por dia. Por outro lado a presidente digital (Janja) na quarta feira participou junto com Brigitte Macron de um defile de grifes em París, capital da moda. Ocorre que esta não foi a unica viagem de Lula.
Neste terceiro mandato Lula viajou uma vez para África do Sul, Alemanha, Angola, Arábia Saudita, Belgica, Bolivia, Catar, Cabo Verde, Chile, Canadá, Cuba, Egito, Espanha, Etiópia, Guiana, Honduras, Índia, México, Monaco, Portugual, Reino Unido, Rússia, São Vicente e Granadinhas, São Thomé e Principe, Suiça e Vietenã. Esteve duas vezes na Argentina, China, Colombia, Emirados Arabes Unidos, França, Itália, Japão, Paraguai e Vaticano e tres vezes para os Estados Unidos e Uruguai.
Além disso viajou para o Egito e Portugal em 2022 antes de assumir. O Poder 360 mostrou que os gastos com as viagens somaram R$ 791.542,23 em 2023 e 2024. Não se pode olvidar que a presidente virtual (Janja) passou vinte e quatro dias a mais que Lula, sendo que em algumas ocasiões, ela representou o governo brasileiro, ainda que não detenha cargos público. Segundo a CNN Lula acumula mais de três meses fora do Basil.
Como parte da imprensa tem criticado os custos cujos resultados são pífios ou inexistentes Lula disse que isso é pensar pequeno. Importante que um Presidente quando em viagens internacionais precisa se hospedar em hotel digno, porém dentro das condições do Pais que representa, não podendo ser um luxo desproporcional com as possibilidades do Brasil. Em nosso ver o chefe de estado (analogico e digital), tem que se comportar de maneira que demonstre zelo com o dinheiro público que não pode ser usado com mordomias.