quinta-feira, julho 3, 2025
InícioFique bem-informadoCafé com notícias de quarta-feira, 02 de julho de 2025

Café com notícias de quarta-feira, 02 de julho de 2025

Bem rápido, saiba primeiro o que está acontecendo!


Economia

A partir desta terça-feira (1º), os bancos devem verificar com a Receita Federal as informações vinculadas ao Pix para evitar fraudes, como inclusão de pessoas mortas em chaves de terceiros. Anunciadas em março, as medidas de segurança entram em vigor hoje.

Segundo o próprio Banco Central, criador e administrador do sistema Pix, o principal objetivo da mudança é evitar que fraudadores insiram um nome diferente numa chave Pix do nome registrado na base de dados da Receita Federal. Essa situação, que ocorre por erro das instituições financeiras, tem sido usada por criminosos para dificultar o rastreamento.

- Continua após o anúncio -

Política

Com o mote de “Justiça Já”, uma manifestação na Avenida Paulista, em São Paulo, reuniu apoiadores do ex-presidente da República Jair Bolsonaro. O ato protesta principalmente contra o julgamento de Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF), no qual o ex-chefe do Executivo é acusado de liderar uma tentativa de golpe de Estado em 2022. Há apenas dois dias, o ministro do STF, Alexandre de Moraes, abriu prazo para as alegações finais do processo que investiga a trama golpista.

Durante o ato realizado na tarde deste domingo (29), os manifestantes também exibiram faixas pedindo anistia aos condenados pelo STF pelos ataques de 8 de janeiro às sedes dos Três Poderes, além de bandeiras de apoio a Israel e aos Estados Unidos.

Internacional

O governador de West Nusa Tenggara, local onde fica o Monte Rinjani, na Indonésia, divulgou uma carta aberta aos brasileiros em suas redes sociais reconhecendo as falhas no resgate da brasileira Juliana Marins.  

Segundo Lalu Iqbal, desde o primeiro momento em que o governo foi informado do acidente, o time de resgate agiu com urgência e dedicação. 

Santa Catarina

No acumulado do ano, de janeiro a maio de 2025, a taxa de crescimento do emprego em Santa Catarina foi superior à taxa média nacional. SC teve taxa de crescimento de 2,87%, enquanto a média brasileira foi de 2,23%. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira, dia 30, pelo Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).

Santa Catarina ocupa a 5ª posição no ranking entre as Unidades Federativas (UFs) com o maior saldo acumulado de empregos formais no ano de 2025, conforme dados atualizados do mês de maio. Assim, o estado apresenta saldo de 73.769 novas vagas, atrás de São Paulo (309.758), Minas Gerais (124.272), Paraná (84.882) e do Rio Grande do Sul (73.861). Cabe ressaltar que esses estados estão entre os mais populosos do país, o que naturalmente influencia o volume de vagas geradas.

Esportes

O Real Madrid (Espanha) encontrou seu ritmo na Copa do Mundo de Clubes para vencer a Juventus (Itália) por 1 a 0, nesta terça-feira (1), e chegar às quartas de final, com um gol no segundo tempo de Gonzalo García, em partida que marcou a estreia de Kylian Mbappé no torneio.

Tempo

Quarta-feira (02) com tempo estável e com presença de sol em todas as regiões catarinenses. No leste, a nebulosidade aumenta em alguns momentos, devido à circulação marítima. O dia começa novamente com frio intenso no estado. As mínimas ficam abaixo de 0°C no Grande Oeste, planaltos e Grande Florianópolis Serrana e variam entre 3 e 8°C nas demais regiões, mantendo a condição favorável para formação de geada ampla no estado. À tarde as máximas variam entre 12 e 15°C na maior parte do estado, tendendo a ficar um pouco mais baixas no norte do estado, por causa da nebulosidade. Risco moderado a alto associado ao frio intenso como, desconforto térmico, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e congelamento de pistas. 

Chapecó

O IBGE divulgou nesta semana que Santa Catarina é o estado que mais atrai imigrantes e, dentro do estado, Chapecó é a cidade com mais estrangeiros. Essa população passou de 184 pessoas em 2010 para 11,2 mil em 2022. Entre 2017 e 2022 Chapecó recebeu 33,8 mil pessoas de fora. Destas, 8,3 mil pessoas eram de outros países. Nesse período, 71,5% eram venezuelanos, 23,1% eram haitianos, 1,2% eram paraguaios e os demais eram de outras nacionalidades.

Um cadastro da Secretaria de Saúde de Chapecó indica que essa população cresceu ainda mais, chegando a 23 mil pessoas, de 48 nacionalidades. Destes, 18.695 são venezuelanos.

Uma delas é Rose Maria Golindano, 44 anos, que há um ano e cinco meses mora em Chapecó. Ela já trabalhou anteriormente em agroindústrias em São Miguel do Oeste e Maravilha, antes de se mudar para a maior cidade do Oeste.

Confira mais notícias no nosso portal ClicRDC.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp