quinta-feira, junho 26, 2025
InícioSEGURANÇA PÚBLICAVÍDEO: Câmeras flagram cachorro sendo abandonado por motorista em Chapecó

VÍDEO: Câmeras flagram cachorro sendo abandonado por motorista em Chapecó

Veículo foi identificado pelas imagens; abandono de animais é crime com pena de até cinco anos de prisão

Foto: Divulgação

Câmeras de monitoramento registraram o momento em que um cachorro foi abandonado por um motorista, na noite desta quarta-feira (25), no bairro Passos dos Fortes, em Chapecó (SC). As imagens mostram um Renault Clio de cor vermelha parando na via, e em seguida o animal sendo deixado para trás.

Segundo informações apuradas, a placa do veículo foi captada pelas câmeras, o que pode ajudar na identificação do responsável. Um boletim de ocorrência será registrado pelas autoridades competentes.

O caso revoltou moradores da região e trouxe à tona a importância de denunciar situações de maus-tratos ou abandono de animais. De acordo com a Lei Federal nº 9.605/98, artigo 32, abandonar animais é crime, com pena de 2 a 5 anos de prisão, multa e proibição de guarda de animais. Se o abandono resultar na morte do animal, a pena pode ser aumentada de um sexto a um terço.

- Continua após o anúncio -

Como denunciar abandono ou maus-tratos

Se você testemunhar abandono ou maus-tratos a animais, procure a delegacia mais próxima e registre um boletim de ocorrência. Leve todas as informações possíveis: local, dia, horário, descrição da pessoa ou veículo e, se possível, imagens ou vídeos.

Vale lembrar que o processo é movido pelo Estado, e o denunciante não será exposto. Denunciar é um ato de cidadania e um passo importante para proteger os animais e garantir o cumprimento da lei.

Em Chapecó, denúncias de abandono de animais podem ser feitas através do NAPA (Núcleo de Atenção aos Pequenos Animais) pelo aplicativo Chapecó Digital ou pelo telefone (49) 2049-9330. Além disso, a Guarda Municipal pode ser contatada pelo 153 caso você presencie o abandono. Para denúncias de maus-tratos, incluindo abandono, a Delegacia de Polícia Civil também pode ser procurada. 

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se