quinta-feira, maio 29, 2025
InícioPolítica e CotidianoA opinião dos oestinos sobre o trânsito

A opinião dos oestinos sobre o trânsito

Confira a coluna do jornalista André de Lazzari

Foto: ClicRDC

Um acidente com morte ocorreu por volta das 7h40 de terça-feira, 06 de maio, na BR-282, em Maravilha. O sinistro envolveu um caminhão e uma Volkswagen Spacefox, que chegou a ter um princípio de incêndio. O motorista do carro morreu na hora. O vídeo do acidente teve mais de 600 mil visualizações nos perfis da Condá FM no Facebook e no Instagram, e os comentários sobraram, o que nos leva a usar a edição de hoje (27) da coluna para analisar algumas opiniões dos ouvintes.

Um caminhoneiro, que afirmou ter 36 anos de profissão, faz um comentário prudente, lembrando que não se pode julgar sem saber o que aconteceu: “já presenciei situações que o carro entrou na pista contrária devido a um animal que entrou na pista repentinamente, e felizmente não estava vindo nenhum veículo no sentido contrário”. Alguns internautas apontaram buracos na região próxima da ponte do Chinelo Queimado, onde ocorreu o acidente com morte.

Outro ouvinte, que afirma ter experiência de 45 anos nas estradas, opina que a imprudência é algo sempre presente no cotidiano do trânsito da região: “Isto vejo todos os dias, pois os carros de passeio e motos não respeitam nada, ultrapassam em qualquer lugar. (…) Como sempre digo, ‘não tenha pressa, o IML funciona 24h’”.

- Continua após o anúncio -

Um internauta critica o fato de não haver exame toxicológico para todos os motoristas: “toxicológico é só pros caminhoneiros que andam drogados, aí agora o caminhoneiro ainda vai responder por homicídio culposo, sem intenção”. Outro internauta criticou a divulgação do vídeo do acidente: “Deveria ser proibido postar fotos de acidentes na internet. Imagina a família vendo isso. Por isso tem pai, mãe, que morrem ao saber da morte, na maioria das vezes ficam sabendo assim”.

Outro ouvinte relatou uma experiência pessoal: “Atendi uma ocorrência em que o motorista do automóvel matou a esposa em Araçatuba, saiu na estrada e perto de São José do Rio Preto avançou a contra mão colidindo frontalmente com um caminhão que infelizmente não tinha seguro, perdeu a vida e ferrou com a vida do caminhoneiro”.

Muitas foram as ponderações nesse sentido, mas por simples palpite. Vários ouvintes pré-julgaram a situação, o que é algo desaconselhável. Precisamos entender que os principais culpados pelo trânsito de Santa Catarina ser um dos mais mortais do país somos nós, os condutores. Existe uma teimosia velada que não queremos reconhecer, e que está custando vidas todos os dias no Estado. Quando vamos levar a sério o desastre que estamos provocando nas estradas?

Recadinhos

  • O mecânico internacional de aeronaves Lito Souza entrou em contato com o piloto Eduardo Pellizzaro após o e-mail que ele enviou pedindo correções sobre as informações do caso EEQ-JYG, que motivou a edição da coluna do último dia 22.
  • Além de serem corrigidas as informações, a equipe do canal Aviões & Músicas no YouTube produziu um vídeo de Lito com Eduardo, e uma amizade foi firmada ali. Um exemplo de bom trato! Vale a pena conferir o episódio 1323 do canal.
  • A Globo lucrou quase R$ 2 bilhões em 2024, mas, se corrigir a inflação, a maior empresa de comunicações da América do Sul fatura hoje o mesmo que há 10 anos, conforme o balanço anual divulgado ontem (26) e a newsletter The News.
  • Para manter o reinado, a Globo terá que gastar menos por capítulo e seguir reescrevendo o roteiro. Uma boa forma de refletir no dia de hoje, onde se comemora mundialmente a existência dos meios de comunicação.
Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp