

















A Associação Comercial, Industrial, Agronegócio e Serviços de Chapecó (ACIC) realizou, na quinta-feira (15), na Cantina CESEC, uma edição especial do tradicional Almoço Empresarial. O evento celebrou os 78 anos da entidade e contou com a preleção do Empresário do Ano 2024, Alfredo Lang, em um momento de reconhecimento, networking e fortalecimento do associativismo regional.
“A ACIC tem protagonizado grandes momentos de transformação de Chapecó. Em um tempo em que o município ainda dava seus primeiros passos, um grupo visionário de empresários se organizou e montaram a base do que hoje é uma entidade referência em Santa Catarina e no Brasil”,
discursou o presidente da ACIC, Helon Rebelatto.
Ao longo de suas quase oito décadas de existência, a ACIC esteve presente em pautas fundamentais para o crescimento não apenas do município, mas de toda a região oeste. Segundo Rebelatto, a entidade atuou na defesa de infraestrutura, mobilidade, inovação, qualificação profissional e desburocratização. Atualmente, a entidade reúne mais de 1.760 empresas associadas, mantém 15 núcleos setoriais e multissetoriais, e um espaço dinâmico de conexão entre ideias, pessoas, negócios e projetos de impacto.
“A ACIC de hoje está conectada com a inovação, com o empreendedorismo jovem, com a sustentabilidade e com os novos modelos de gestão. Mantemos diversas capacitações, estimulamos parcerias e defendemos com firmeza a livre iniciativa, o associativismo e o desenvolvimento regional com responsabilidade. Temos a certeza de que valores que construíram a nossa história, a união, o compromisso e a participação, seguirão como alicerce do nosso futuro”,
completou o presidente.
EMPREENDEDORISMO E COMUNICAÇÃO
“Em qualquer atividade profissional ou em qualquer empresa, se não tivermos a conveniente preparação, os obstáculos se tornam mais difíceis e, muitas vezes, até intransponíveis. Essa preparação resulta de quê? Da busca pelo conhecimento”,
afirmou o Empresário do Ano 2024, Alfredo Lang.
A figura simpática e carismática, de 81 anos, expressou a sabedoria e a experiência de uma longa jornada empresarial. Lang nasceu em Getúlio Vargas (RS), formou-se técnico em contabilidade e em Direito. Já em Chapecó, a visão empreendedora o destinou a ter grande influência na transformação da comunicação do município. Participou da criação da TV Cultura (atualmente NSC TV) e da TV O Estado (hoje NDTV), além de ter comandado o jornal Correio do Sul, de forte impacto regional. Logo após fundou e atualmente está à frente do Grupo Condá de Comunicação. Também fundou o Hotel Lang Palace e ainda possui negócios imobiliários pelo município.
Lang enfatizou a relevância da busca pelo conhecimento. De fé luterana, ele carrega os valores da ética e da família como fundamentais. “O bom encaminhamento familiar, com boas bases, resulta na continuidade das empresas.”
Salientou ainda que muitas atividades econômicas e familiares acabam falhando após anos de sucesso. Segundo ele, o problema pode estar na falta de resiliência, ou seja, quando as adversidades surgem, essas empresas não sabem se adaptar as mudanças. “Precisamos ter propósitos e que não sejam aleatórios, mas objetivos que possam ser realizados dentro da família,” sublinhou o empresário.