sábado, maio 17, 2025
InícioPolítica e CotidianoO verdadeiro rombo do INSS está só começando

O verdadeiro rombo do INSS está só começando

Confira a coluna do jornalista André de Lazzari

Foto: ClicRDC

Suas chances de se aposentar estão cada vez menores. Mas antes de se indignar, saiba que quem disse algo parecido com isso foi o próprio governo. Além do rombo ou roubo majestoso que o sistema previdenciário está enfrentando, a lógica do sistema em si parece não se sustentar a longo prazo. Segundo as estimativas mais recentes do próprio governo, o déficit da Previdência deve sair de 2,58% do PIB para 11,59% até o ano de 2100.

A população brasileira está envelhecendo rapidamente, e tendo menos filhos, bagunçando a pirâmide etária. Conforme a newsletter The News, hoje, há mais pessoas com 40 anos ou mais no Brasil do que crianças de até quatro anos. São 12,7 milhões de crianças contra 36,2% dos 40+. Teremos cada vez mais idosos para receber aposentadoria e menos jovens entrando no mercado de trabalho para financiar o sistema.

De 2010 para cá, a população em idade ativa (entre 16 e 59 anos) encolheu quase 20%. É realmente um problema a ser resolvido. Outro ponto agravante é que o modelo do INSS funciona por repartição. Sendo assim, quem trabalha hoje banca a aposentadoria de quem já se aposentou. Traduzindo: Não existe um fundo individual ou reserva. Se menos gente contribui, e mais gente saca, a conta simplesmente não fecha.

- Continua após o anúncio -

A reforma da Previdência, feita em 2019, até mudou regras importantes, como a fixação da idade mínima e o tempo mínimo de contribuição, mas não foi suficiente para conter essa curva explosiva. Se o mês de maio ficaria marcado para os aposentados, agora, ele também deve tirar o sono dos que pretendem pendurar as chuteiras nas próximas décadas. Por isso, os responsáveis por cada real roubado da Seguridade Social precisam ser punidos exemplarmente.

Fim de semana agitado em Chapecó
Hoje (16), a governadora em exercício de Santa Catarina, Marilisa Boehm (PL), está em Chapecó para prestigiar a abertura da Semana S, do Sistema Comércio, no parque da Efapi. O senador Esperidião Amin (PP) está hoje no município para ministrar uma palestra e fazer reuniões partidárias amanhã em alguns municípios do Oeste.

O Rango Beer, tradicional festival de música e gastronomia da cidade, deve atrair outro grande público para o parque da Efapi; e o Startup Weekend será a ocasião para nascimento de ideias potentes para a área da construção civil durante 54 horas de maratona no Pollen Parque, começando às 18h de hoje. É evento que não acaba mais, portanto, prestigie!

Recadinhos:

  • A Comissão de Prevenção e Combate às Drogas da Assembleia Legislativa de Santa Catarina vai discutir as ações e os projetos desenvolvidos no estado voltados ao acolhimento e ao atendimento de dependentes químicos.
  • Conforme a Agência AL, em reunião na tarde de quarta-feira (14), os membros do colegiado aprovaram requerimento de autoria do presidente da comissão, deputado Jair Miotto (União), a respeito do tema.
  • O objetivo é ouvir a Federação das Comunidades Terapêuticas, a Associação das Comunidades Terapêuticas de Santa Catarina, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e a Secretaria de Estado da Saúde
  • O objetivo é tratar da promoção de políticas públicas e da destinação de recursos financeiros às entidades que atuam no atendimento e acolhimento de pessoas com dependência química no Estado. A data da discussão ainda não foi definida.
Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp