


A Prefeitura de Chapecó divulgou o cronograma de atividades que ocorrerão entre os dias 5 e 9 de maio, com destaque para os serviços de limpeza pública, iluminação, roçadas e diversas formações na área educacional. As condições climáticas podem alterar a execução de alguns serviços, mas a cidade está se preparando para atender as necessidades da população.
Limpeza Pública e Serviços Urbanos
A Secretaria de Serviços Urbanos e Zeladoria anunciou o cronograma de limpeza e manutenção de espaços públicos, com atividades de limpeza pública nos bairros Trevo, Belvedere, Vila Rica, Alvorada, e mais. A roçada nos canteiros centrais e ruas importantes da cidade também está prevista, incluindo a Avenida General Osório, Avenida Porto Alegre e Avenida Fernando Machado.
As praças e parques da cidade, como Vila Ronan, Santa Maria e Dona Lídia, também receberão atenção com serviços de limpeza, adubação e plantio de flores. O Horto Municipal também se envolverá com atividades de paisagismo e jardinagem, proporcionando um ambiente mais agradável para os chapecoenses.
Iluminação Pública e Sinalização
A iluminação pública será atendida em diversos bairros, como Centro, Santo Antônio, Palmital, Presidente Médici, entre outros, com foco na melhoria da visibilidade e segurança. Já as ruas e sinalizações nos loteamentos Colatto e Universitário estão sendo tratadas para proporcionar mais segurança no tráfego local.
Superintendência do Distrito de Marechal Bormann e Goio-Ên
A Superintendência do Distrito de Marechal Bormann e Goio-Ên anunciou atividades de roçadas e limpeza de galhos e móveis em várias linhas, além de trabalhos de melhoria nas estradas. O acesso à Trilha Pitoco e o Rodeio do Herval terão início, com o intuito de facilitar o tráfego e melhorar a infraestrutura rural da região.
Formação e Capacitação na Educação
A Secretaria de Educação de Chapecó divulgou um cronograma repleto de formações e capacitações para os profissionais da educação, com sessões online e presenciais para gestores escolares, professores de educação infantil, e equipes pedagógicas. As atividades incluem formações sobre convênios, educação infantil, planejamento pedagógico, e também lives sobre leitura e escrita.
5 de maio:
• 8h15min / 13h30min: Formação e sessão de “tira dúvidas” sobre Convênios. Gestores escolares. Local: Auditório da Secretaria Municipal de Educação.
• 8h às 9h30min / 13h15min às 14h45min: Formação “A educação dos bebês: da assistência à ciência”. Professores regentes e corregentes de Berçário. Local: online (conforme link disponibilizado).
6 de maio:
• 8h às 9h30min / 13h15min às 14h45min: Formação “Ser professor na escola da infância”. Professores regentes e corregentes de Maternal. Local: online (conforme link disponibilizado).
• 17h30min às 19h: Grupo de Estudos “Territoriar”. Professores inscritos. Local: Auditório da Secretaria Municipal de Educação.
7 de maio:
• 8h às 9h30min / 13h15min às 14h45min: Formação “Planejamento no cotidiano da Educação Infantil: ideias e teorias das crianças”. Professores regentes e corregentes de Pré-Escola. Local: online (conforme link disponibilizado).
8 de maio:
• 8h às 9h30min / 13h15min às 14h45min: Formação “Minúcias do cotidiano da Educação Infantil na Educação Física”. Professores de Educação Física. Local: online (conforme link disponibilizado).
• 8h30min / 13h30min: Formação sobre estrutura e elaboração de atas. Um representante da equipe gestora por instituição educativa (CEIMs pela manhã e EBMs pela tarde). Local: Auditório da Secretaria Municipal de Educação.
• 19h: Live: Ler e Escrever na Educação Infantil. Famílias da Educação Infantil. Local: Canal do Youtube da Secretaria de Educação ‘Educa Chapeco Play’: https://www.youtube.com/live/Vr-isFURtKQ.
9 de maio:
• 8h às 9h30min: Formação “Educação Infantil: o encontro das pequenas mãos com os riscadores”. Professores de Arte. Local: online (conforme link disponibilizado).
• 13h15min às 14h45min: Formação “Língua Inglesa na Educação Infantil: compreendendo o mundo pelos olhos das crianças”. Professores de Língua Inglesa. Local: online (conforme link disponibilizado).