
Garrafas de vidro e plástico, latas, roupas e até sachês de condimentos como maionese e ketchup foram retirados do Lajeado São José durante a décima edição do mutirão de limpeza realizado neste sábado em Chapecó. A ação foi organizada pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), por meio do programa ambiental Trato pelo São José.
Responsável por abastecer grande parte da cidade, o Lajeado São José é um dos recursos hídricos mais importantes de Chapecó. Por isso, a mobilização da comunidade em atividades como essa é essencial para a conservação da água e do meio ambiente.
O programa Trato pelo São José inclui não apenas ações de limpeza, mas também vistorias em imóveis para verificar se estão corretamente conectados à rede coletora de esgoto. Desde a implantação da iniciativa, já foram realizadas mais de 12 mil inspeções. O projeto também contempla atividades educativas para sensibilizar a população sobre a importância da preservação ambiental.
De acordo com Daniel Scharf, gestor do programa e responsável pela unidade da Casan em Chapecó, os mutirões também procuram despertar a consciência coletiva sobre o cuidado com o manancial.
“Cuidar do São José é investir diretamente na saúde e na qualidade de vida da nossa população”, afirmou.
A Casan pretende dar continuidade a essas ações, incentivando o engajamento da comunidade na proteção dos recursos naturais da cidade.
