sábado, abril 19, 2025
InícioIrio GrolliQuinta da Opinião: COP 30

Quinta da Opinião: COP 30

Leia a coluna de Írio Grolli no Quinta da Opinião

Irio Grolli
Foto: Irio Grolli | Ex-promotor de justiça, juiz de direito aposentado, mestre em direito pela UFSC e advogado

Detentor da maior biodiversidade do planeta e nona maior economia do mundo, o Brasil sediará pela primeira vez a conferência em 2025. A COP 30 será realizada entre 10 a 21 de novembro em Belém. É o maior evento sobre clima da ONU e o primeiro a ser sediado no Brasil. 

Vão comparecer gente do mundo todo, grandes especialistas que não moram na Amazônia, que não vivem na Amazônia e que não sabem que tem vinte e sete milhões de brasileiros que moram na Amazônia em sua maioria na beira dos rios e que largam o esgoto dentro dos mesmo;  Que tem apenas três por cento do esgoto tratado. Ninguém vai trazer um programa para salvar a Amazônia da miséria, trazer  saneamento básico,  internet e condições de vida para seus vinte e sete milhões de habitantes.

Ninguém vem da Europa e outros lugares do mundo para ajudar a Amazônia. Vamos sair da COP 30 com críticas, restrições, como por exemplo, não comprar carne, soja proveniente da Amazônia porque é  fruto de desmatamento de devastação. Inclusive é possível que haja embargo  comercial.  Seria importante que a COP 30 viesse para ajudar a Amazônia sair da condição de pobreza, já que o que acaba com o meio ambiente é a miséria e  a pobreza.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp