
Detentor da maior biodiversidade do planeta e nona maior economia do mundo, o Brasil sediará pela primeira vez a conferência em 2025. A COP 30 será realizada entre 10 a 21 de novembro em Belém. É o maior evento sobre clima da ONU e o primeiro a ser sediado no Brasil.
Vão comparecer gente do mundo todo, grandes especialistas que não moram na Amazônia, que não vivem na Amazônia e que não sabem que tem vinte e sete milhões de brasileiros que moram na Amazônia em sua maioria na beira dos rios e que largam o esgoto dentro dos mesmo; Que tem apenas três por cento do esgoto tratado. Ninguém vai trazer um programa para salvar a Amazônia da miséria, trazer saneamento básico, internet e condições de vida para seus vinte e sete milhões de habitantes.
Ninguém vem da Europa e outros lugares do mundo para ajudar a Amazônia. Vamos sair da COP 30 com críticas, restrições, como por exemplo, não comprar carne, soja proveniente da Amazônia porque é fruto de desmatamento de devastação. Inclusive é possível que haja embargo comercial. Seria importante que a COP 30 viesse para ajudar a Amazônia sair da condição de pobreza, já que o que acaba com o meio ambiente é a miséria e a pobreza.