sábado, abril 19, 2025
InícioGERALCom protagonismo dos estudantes indígenas, UFFS realiza programação alusiva ao Abril Indígena

Com protagonismo dos estudantes indígenas, UFFS realiza programação alusiva ao Abril Indígena

Evento ocorreu no Campus Chapecó e envolveu acadêmicos de diversos cursos


O Movimento dos Estudantes Indígenas da UFFS – Campus Chapecó (Moveind) fez um evento alusivo ao Abril Indígena e ao Dia dos Povos Indígenas na quarta-feira (16). Indígenas de 13 etnias, vindos de todo Brasil, convidaram toda a comunidade acadêmica e regional para participar do evento, que teve roda de conversa, exposição, dança, música e literatura.

Conforme o coordenador do Moveind, Sandro Ferreira, indígena Tikuna vindo do Amazonas para estudar em Chapecó, a proposta de construir um evento foi lançada aos estudantes indígenas, que aceitaram e organizaram a programação coletivamente a partir de reuniões e debates: “O Abril Indígena é um mês de reflexão, de fortalecimento e de dar mais visibilidade às culturas, às lutas e direitos sobre nós povos indígenas, é um reconhecimento histórico. A universidade é um espaço de produção de conhecimento, e é fundamental que esse conhecimento inclua e reconheça as diversas culturas que formam o país, especialmente as nossas culturas indígenas, que, ao longo de muitos anos, foram silenciadas e marginalizadas. Ao realizar esse evento estamos combatendo o preconceito, fortalecendo a diversidade que existe na UFFS e promovendo uma educação mais inclusiva e justa”, ressalta o estudante.

Segundo a indígena Tukano, Marcilene Barreto, que também faz parte do Moveind, o coletivo avalia que o evento foi um espaço de aprendizado, troca de saberes e valorização das culturas indígenas: “Queremos que ele ajude a desconstruir estereótipos, incentive o respeito às diferenças e mostre a importância da presença e da nossa voz dentro da universidade. Também esperamos que os participantes saiam mais conscientes sobre as lutas e os direitos e que esse momento fortaleça a união e o diálogo entre as diferentes culturas”, destaca.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp