








Na EPC Cyro Sosnosky, uma turma de pré-escola realizou uma experiência relacionada ao processo de fermentação natural dos pães. O assunto está relacionado ao estudo das bactérias e vírus, que a turma está desenvolvendo junto com a professora regente.
A condução da atividade realizada pela professora Talita Nuemro envolveu a explicação e demonstração de como as bactérias naturais agem em alguns alimentos e nutrientes até que ocorra o processo de fermentação dos mesmos. “Hoje, as crianças prepararam um pão com fermento natural feito da batatinha ralada, e puderam ao longo do processo observar todas as fases necessárias para que o pão esteja pronto para ser assado e posteriormente degustado”, disse a professora.
Talita comentou ainda o objetivo da ação realizada com a turma. “Essa atividade me traz uma memória afetiva muito bonita da minha própria infância e eu quis proporcionar às crianças um momento de interação, diversão e aprendizado que eles poderão relembrar durante a vida toda e, talvez, reproduzir uma vivência parecida em casa com as famílias”, completou ela.
Miguel Santana dos Santos, que participou da proposta, comentou sobre o que aprendeu. “A gente fez pão, amassamos e colocamos fermento natural que é mais saudável. Também aprendemos que as bactérias naturais ajudam no crescimento da massa. Eu gostei muito de fazer essa atividade”, disse ele.
Astrit Tozzo, Secretária de Educação, destacou a importância das atividades práticas para o desenvolvimento das crianças. “Quando as crianças assumem um papel ativo na própria aprendizagem, elas se envolvem mais e absorvem melhor o conhecimento, pois investigam, observam e tiram suas próprias conclusões ao buscar respostas para suas dúvidas”, disse.