
A Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Fazenda, informou nesta quinta-feira (27), que 28 mil proprietários de imóveis receberam, no mês de fevereiro, um aviso de recadastramento imobiliário. A notificação foi enviada via Correios para imóveis cujos dados de área construída apresentaram discrepâncias em relação aos registros anteriores. A atualização cadastral, realizada no ano passado por meio de georreferenciamento, abrangeu 132 mil imóveis no município.
De acordo com o secretário da Fazenda, Moacir Rohr, as alterações no cadastro podem resultar em modificações no valor do IPTU, caso haja aumento na área construída ou alterações no projeto original do imóvel.
Rohr também ressaltou que, em caso de contestação, os proprietários devem se dirigir diretamente à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Obras Estruturantes. “Não é necessário contratar advogado ou qualquer outro profissional para realizar essa contestação”, esclareceu o secretário.
A entrega dos carnês de IPTU 2025 terá início na próxima terça-feira, com a expectativa de que os contribuintes já recebam os documentos atualizados.
Confira o comunicado
COMUNICADO SOBRE O IPTU
A Secretaria de Fazenda da Prefeitura de Chapecó informa que no mês de fevereiro, proprietários de 28 mil imóveis do município, receberam, via Correios, um aviso de recadastramento imobiliário. A notificação de alteração cadastral foi encaminhada somente para imóveis cuja atualização imobiliária identificou discrepâncias na área total construída em comparação aos dados registrados em exercícios anteriores. No ano passado, foi realizada uma atualização imobiliária, via georreferenciamento, nos 132 mil imóveis cadastrados em Chapecó.
O secretário da Fazenda de Chapecó, Moacir Rohr, disse que em função disso, o valor do IPTU poderá sofrer alterações em virtude do aumento da área construída ou alteração do projeto.
No entanto, quem tiver contestação sobre a atualização deve se dirigir à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Obras Estruturantes. “Não é necessário buscar advogado ou qualquer outro profissional para fazer essa contestação”, explicou Rohr. A entrega dos carnês do IPTU inicia na próxima terça-feira.