

A estiagem que atinge a região Oeste de Santa Catarina tem causado uma significativa redução nos níveis dos principais reservatórios que abastecem Chapecó. Informações apuradas pela reportagem da Rádio Oeste Capital indicam que o poço de captação do Lajeado São José opera com menos de 50% de sua capacidade. Além disso, os reservatórios do Lajeado Tigre e da Barragem de Guatambu também apresentam níveis baixos, intensificando as preocupações com o abastecimento de água na cidade.
A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) já havia emitido um comunicado solicitando à população o uso consciente da água, priorizando atividades essenciais como alimentação e higiene, e evitando práticas como a lavagem de calçadas, pátios e veículos. A empresa destacou que está monitorando de perto a situação dos mananciais e que, caso a escassez de chuvas persista, medidas emergenciais poderão ser adotadas para assegurar o fornecimento de água à população.
A Casan também informou que, como parte dos esforços para melhorar o abastecimento, está realizando a dragagem do Lajeado São José. Essa obra, que prevê a retirada de aproximadamente 350 mil metros cúbicos de material, tem como objetivo aumentar o volume útil da principal reserva natural de captação de água no município.  
Diante desse cenário, a colaboração dos moradores é fundamental. A Casan reforça o pedido para que todos economizem água e informa que, para outras orientações ou solicitações de serviços, a população pode entrar em contato com a central de atendimento pelos números 115, 0800 643 0195, ou pelo aplicativo CASAN.
Reportagem: Bruno Reinehr / ClicRDC