
A partir desta segunda-feira (24), o Hospital Regional do Oeste passa a contar com 10 novos leitos de UTI Adulto, uma ampliação que tem como principal objetivo trazer agilidade à fila de cirurgias eletivas de toda a região de abrangência do HRO.
Este é mais um dos avanços realizados pela Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira (ALVF), sempre em busca do cumprimento da missão de garantir um atendimento em saúde com qualidade e sustentabilidade, dando sequência aos compromissos assumidos em seu planejamento de 2024.
Os novos leitos já estão em funcionamento e, com a ativação destes, o HRO passa a contar com 30 leitos de UTI adulto, 10 de UTI pediátrica, 10 de Neonatal e a unidade neonatal de cuidados intermediários (Ucinco).
O coordenador da UTI Geral, Dr. Vinicius Menegat, destaca a importância da abertura dos leitos para a expansão do serviço. “Com a autorização do Governo do Estado, os novos leitos vão nos possibilitar reduzir a lista de espera de pacientes e otimizar o fluxo cirúrgico de pacientes, ou seja, nos permite fazer ainda mais cirurgias de grande porte em pacientes graves, em pacientes que necessitam de tais procedimentos”.
Além de atender pacientes com doenças clínicas agravadas, como pneumonia e outras semelhantes, e pacientes pós-cirúrgicos de todas as áreas, a expansão dos leitos terá foco em atender a nova demanda da Alta Complexidade em Cardiologia, que será habilitada em breve no Hospital. “O foco será ligeiramente voltado para a área, com vistas a gente poder ter um alto fluxo desses pacientes, já que o hospital passará a ser referência para cateterismos, infartos e a cirurgia cardíaca também” , afirma o Dr. Vinicius.
Para que os novos leitos entrassem em funcionamento, foi realizada a contratação de nova equipe, que inclui enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e médicos. “Foi um desafio complexo, são profissionais difíceis de serem encontrados, pois demanda bastante experiência. Não podemos deixar de escolher profissionais muito bem qualificados para não deixar os nossos pacientes desassistidos”, reforça o coordenador.
A abertura dos leitos soma-se às melhorias que estão sendo implementadas pela Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira (ALVF), em parceria com o Governo do Estado e a Secretaria de Estado da Saúde, para proporcionar excelência nos atendimentos de saúde dos mais de 1,5 milhão de cidadãos atendidos pelo HRO em 130 municípios do Oeste Catarinense.