A história mais linda da humanidade será novamente apresentada em Chapecó. A encenação da Paixão e Morte de Cristo será realizada no dia 18 de abril, no campo do Loteamento Jardim do Lago, no Bairro Efapi.
A apresentação é realizada por um grupo de voluntários e neste ano a expectativa é que mais de 20 mil pessoas participem do evento que é totalmente gratuito. Quatro palcos serão montados nas arquibancadas do Complexo Esportivo e o público ficará no gramado, por isso será necessário mais uma vez que cada um traga cadeira para aproveitar a programação de uma forma mais confortável.
Unar Andreola, diretor-geral do espetáculo, reforçou que a cada edição do evento, novas cenas são colocadas na peça e neste ano, uma delas vai chamar muito atenção. “Teremos a cena do barco atravessando o campo, fazendo a aprovação de Pedro, quando ele acaba afundando no mar por falta de fé”, revela o diretor, que também prometeu o momento da ressurreição, quando Jesus deixa o sepulcro.
Os ensaios do teatro já começaram com dois meses de antecedência. Laura Radin participa há 10 anos da apresentação, e há três anos se dedica a direção do espetáculo. “Estamos ensaiando todos os domingos na igreja do Jardim do Lago, mas o planejamento começou ainda em 2024. Teremos muitas novidades e será um prazer direcionar o grupo mais uma vez”, revela Radin.
Para a apresentação da peça, são 120 atores voluntários, com 46 fixos e o restante figurantes. Entre eles, está Vilker Martins, que pela terceira vez vai interpretar o papel de Jesus e promete muita emoção. “Comecei em 2019 como Judas, depois veio a pandemia e paramos por um tempo. Em 2023, voltamos e fiz Jesus pela primeira vez. Em 2024, interpretei mais uma vez e fui um dos diretores. Agora estou entusiasmado mais uma vez para entregar toda a minha alma”, destaca Vilker, que também é professor e reforçou que é muito mais que teatro, é arte, fé e amor.
O apoio para a realização do teatro é mais uma vez da Prefeitura de Chapecó através da Secretaria de Cultura, que pelo terceiro ano consecutivo viabilizou recursos para montar a estrutura. “Novamente entramos com boa parte do recurso para ajudar a comunidade que se envolve de forma gratuita. Estamos preparando um grande evento junto com a comissão organizadora. É um momento de fé e adoração”, reforça Felliipe de Quadros, secretário de Cultura de Chapecó.