sexta-feira, janeiro 10, 2025
InícioAgriculturaAnalista da Epagri faz giro pelo Oeste para monitorar safra de milho

Analista da Epagri faz giro pelo Oeste para monitorar safra de milho

Haroldo Tavares afirma que expectativa é da colheita acontecer dentro da normalidade

Haroldo Tavares Elias, analista socioeconômico de milho e soja da Epagri/Cepa – Foto: André de Lazzari

O analista socioeconômico das culturas de milho e soja do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola da Epagri, Haroldo Tavares Elias, foi entrevistado na manhã desta quinta-feira (9) pelo jornalismo da Condá FM. Ele está fazendo um giro pela região Oeste para monitorar o desempenho da safra de milho em diversos municípios da região, como Chapecó, Palmitos, Pinhalzinho e Xanxerê.

Em parceria com algumas cooperativas, a exemplo da CooperAlfa, Cooper A um e Cooperitaipu, foram visitadas oitenta e cinco propriedades, e nas primeiras impressões do analista, a safra de milho na região deverá ser normal em comparação com os últimos anos, apesar da redução na área plantada, o que pode exigir um aumento da necessidade de importação de milho para Santa Catarina, visto que o estado consome mais de 8 milhões de toneladas por ano, mas não chega a produzir mais do que 2,5 milhões de toneladas.

O monitoramento das propriedades visitadas foi realizado por terra e por ar, graças a um drone utilizado pela equipe da Epagri que está dedicada ao monitoramento e ao georreferenciamento das áreas com plantio do milho. Quanto à cigarrinha-do-milho, Haroldo afirma que a praga está controlada na região. Ele também ressalta que o tempo colaborou nos últimos meses para o bom desempenho da safra até o momento, visto que o milho precisa de muita umidade, e a quantidade de chuva ficou a contento da cultura. Os resultados completos da análise em andamento devem ser publicados em breve pela Epagri.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp