A Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) realizou, nesta segunda-feira (7), a eleição da nova Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal para o ano de 2025. A sessão ordinária, que aconteceu no auditório da entidade, reuniu prefeitos dos 20 municípios associados, representantes de diversas instituições e a imprensa, marcando o início de mais um ciclo de trabalho voltado ao fortalecimento da gestão pública municipal e ao desenvolvimento regional.
Conforme prevê o Estatuto Social da AMOSC, a presidência foi indicada pelo partido com o maior número de prefeitos eleitos no último pleito. Para 2025, o MDB assumiu a liderança da entidade, indicando para a presidência da AMOSC Everaldo Luiz Casonatto, prefeito de União do Oeste. “É um motivo de muito orgulho fazer parte desta associação que tem 57 anos de história e contribuiu tanto para o desenvolvimento dos municípios nos mais diversos setores. Vamos agora nos reunir com os prefeitos e colegiados para compreender as demandas da região e trabalhar em soluções para trazer ainda mais qualidade aos serviços prestados pelo municipalismo público.”
Diretoria da AMOSC – 2025:
Presidente, Everaldo Luiz Casonatto, prefeito de União do Oeste
1º Vice-presidente, Edi Marcos Antunes de Mello, prefeito de Caxambu do Sul
2º Vice-presidente, Marciano Mauro Pagliarini, prefeito de Nova Itaberaba
3º Vice-presidente, Wesley Terribile, prefeito de Águas Frias
1º Secretário, Vanderlei Gallina, prefeito de Sul Brasil
2º Secretário, Rafael Marin, prefeito de Serra Alta
Conselho Fiscal – 2025
Titular, Iara Cristina Perin, prefeita de Nova Erechim
Titular, Alessandro Beltrame, prefeito de Pinhalzinho
Titular, Luiz André Sperotto, prefeito de Guatambú
Titular, Agenor José Zanco, prefeito de Arvoredo
Titular, Delton Paulo Balbinot, prefeito de São Carlos
Suplente, Adelmo Luis Braatz, prefeito de Paial
Suplente, Evandro Cleber Bet, prefeito de Planalto Alegre
Suplente, Oscar Barella, prefeito de Águas de Chapecó
Suplente, João Rodrigues, prefeito de Chapecó
Suplente, Wilson Luiz da Silva, prefeito de Cordilheira Alta
A nova diretoria tem como missão conduzir os projetos estratégicos da Associação, articulando ações conjuntas entre os municípios associados: Águas de Chapecó, Águas Frias, Arvoredo, Caxambu do Sul, Chapecó, Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Formosa do Sul, Guatambu, Jardinópolis, Nova Erechim, Nova Itaberaba, Paial, Planalto Alegre, Pinhalzinho, Santiago do Sul, São Carlos, Serra Alta, Sul Brasil e União do Oeste.
O prefeito em exercício de Chapecó, vice-prefeito Valmor Scolari, que representou o prefeito João Rodrigues, destacou a relevância deste momento de transição de gestão para a região. “Esta é uma associação com envergadura tendo um raio de atuação enorme e com grande população. A AMOSC presta diversos serviços aos municípios formando uma importante retaguarda técnica, muito necessária aos prefeitos.” afirma Scolari. A eleição da nova Diretoria marca um novo ciclo de trabalho na AMOSC e reafirma, com a nova gestão, seu compromisso em ser um agente articulador do desenvolvimento sustentável e da eficiência na gestão pública municipal.