Informações G1
Ontem (2) o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, havia anunciado as exonerações. Nesta quinta-feira (3) a portaria que determina as exonerações foi publicada em edição desta quinta-feira (3) do “Diário Oficial da União”.
Segundo Onyx Lorenzoni, exonerações tem o objetivo de cumprir ordem do presidente Jair Bolsonaro de governar “livre de amarras ideológicas” e fazer a “despetização” do governo.
Onyx ainda informou que, na reunião ministerial marcada para esta quinta-feira (3), apresentará aos demais colegas ministros a sugestão de adotar um “caminho semelhante”.
A portaria publicada nesta quinta não informa quantos servidores serão exonerados. Segundo o ministro Onyx Lorenzoni, devem deixar a pasta 320 servidores comissionados.
De acordo com a portaria, a manutenção de servidores cedidos ou requisitados de outras áreas do governo será analisada e, em até 7 dias, definida. Se o secretário-executivo da Casa Civil não manifestar interesse em manter o servidor, ele será devolvido para o órgão de origem.