🎧 Ouça a coluna
Permita-me ser ácido nesta véspera de Natal. Duvido que a porcentagem que o IBGE divulga de pessoas que se dizem cristãs esteja correta. Em Chapecó, elas chegariam a 93,68% da população, somando católicos e evangélicos, conforme o Censo 2010. O Censo 2022 ainda não divulgou dados de religião por município. Os números estão errados, pois, ser cristão não depende de uma autodeclaração e sim da disposição de renunciar o que for preciso para ter Jesus Cristo como a pessoa mais importante da nossa vida.
A Bíblia não prega que o prazer é necessariamente errado, mas buscar o prazer de forma prioritária sim. Apliquemos isso ao Natal: o prazer do presente, da ceia e da comunhão com família e amigos deveria vir depois da busca por Jesus Cristo ser devidamente celebrado nesta noite tão importante. O próprio Cristo promete o grande prazer de sua presença àquele que o conhece e anda em sua companhia.
A busca do prazer traz raramente o que estamos procurando. Ao invés disso, traz o vazio. Nesse momento, chegam os dizeres do rei Salomão, o homem mais sábio que já existiu depois de Jesus, com a frase chave de todo o livro de Eclesiastes: Tudo é vaidade. Salomão partiu em busca de todos os prazeres que desejava, mesmo sendo conhecido por sua sabedoria, e pagou as consequências por essa procura.
Jesus não disse que devemos amar a nós mesmos, mas que devemos nos negar. Devemos tomar a cruz diariamente e segui-Lo. Eu vivo isso a cada dia, nego diversos convites e rejeito oportunidades de networking que poderiam me levar ainda mais longe profissionalmente, para dedicar meu tempo a Cristo. Isso vai contra a maré, isso vai contra o que a maioria de nós pensamos sobre o Natal.
Parte do raciocínio da coluna de hoje foi baseada no texto para culto doméstico da Igreja Renovar em Cristo, onde participo. Assim como no ano passado, em que fiz uma reportagem com conteúdo da congregação, neste ano repito a dose para honrar aqueles que realmente se esforçam para ser cristãos. Amanhã (25), a coluna não circula. Desejo a você, sua família e seus amigos uma reflexão sobre isso e um feliz e santo Natal!
Recadinhos
- A campanha ‘Ajude o Claude’ segue arrecadando fundos para a reabilitação de Claudenir de Morais, vítima de um acidente de trabalho em 5 de novembro. As doações podem ser realizadas no site vaka.me/5202451.
- Um ingrediente a mais nessa história é a negação inicial que o INSS fez do benefício por incapacidade ao Claude. Enquanto a família realiza uma nova tentativa, o apoio da população torna-se imprescindível.
- Emocionante a participação da comunidade evangélica de Chapecó no programa Sala de Debates especial de Natal hoje (24), na Condá FM. Números recordes de audiência, superando inclusive as sabatinas eleitorais deste ano.
- Entrevistei os pastores Getúlio Gromovski (Quadrangular), José Paulo Nogueira (Renovar em Cristo) e Marcos Aurélio (IECLB). Deixo meu cumprimento a todos e lamento pela ausência da Arquidiocese de Chapecó, que não atendeu o convite.